23°C 31°C
Umuarama, PR
Publicidade
Anúncio

Começa na próxima segunda-feira a campanha de vacinação contra a gripe

Umuarama já atende os moradores do município em todas as Unidades Básicas de Saúde

02/04/2025 às 10h15
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

A campanha nacional de vacinação contra Influenza 2025 será aberta oficialmente na segunda-feira, 7, em todo o país, conforme determina o Ministério da Saúde. No Paraná o início da imunização foi antecipado pela Secretaria de Estado da Saúde e teve iuníco ontem (terça-feira, 1), em todos os municípios.

Tendo em vista a recomendação estadual, a Secretaria Municipal de Saúde está iniciando nesta terça, em Umuarama, a campanha de vacinação nas unidades básicas de saúde (UBS) da sede e dos distritos. Para reforçar a divulgação, as unidades também terão um dia especial de vacinação – o ‘Dia D’ – no sábado, 10 de maio.

A coordenadora de imunização do município, Vitória Uliana, repassou orientações e a estratégia da campanha deste ano aos enfermeiros que vão coordenar a imunização nas UBS, em reunião na Secretaria de Saúde nesta segunda-feira, 31.

Continua após a publicidade
Anúncio

Informou que a vacina contra Influenza (gripe comum) entrou para a rotina de crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), bem como gestantes e idosos com 60 anos ou mais. A campanha tem público-alvo de 48.232 umuaramenses e a meta da Secretaria de Saúde é atingir 90% de cobertura sobre os grupos da rotina – 10.268 crianças, 1.142 gestantes e 21.672 idosos.

“Além do mais, a vacinação contra Influenza contempla a estratégia especial para os grupos prioritários”, acrescenta. Fazem parte dos grupos as puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças Armadas e das forças de segurança e salvamento e pessoas com deficiência permanente.

Também integram o grupo prioritário os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbano e rodoviário), portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacina já está disponível em todas as unidades básicas de saúde.

 

Lenium - Criar site de notícias