A Secretaria-Executiva dos Conselhos, da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu uma roda de conversa com integrantes dos conselhos de direitos sobre prevenção e práticas antirracistas, dentro da Educação Permanente em Saúde, em parceria com o Grupo União Pela Vida Umuarama.
O encontro reuniu conselheiros municipais de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos Direitos da Mulher, da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa, além do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da População em Situação de Rua (Ciamp-Rua) e da equipe da secretaria dos conselhos.
“No projeto nós abordamos formas de cuidado e prevenção com a saúde, falamos sobre o racismo estrutural e como devemos combatê-lo, e também alertamos sobre diversos tipos de frases ditas no cotidiano com cunho racista e preconceituoso. O intuito é levar saúde de uma forma bem dinâmica e colaborativa”, explicou Bruna Marcelly Coutinho, ativista social e coordenadora do GUP Vida.
O formato (roda de conversa) permite que todos possam participar e apresentar seus pontos de vista. “Esta é a primeira vez que uma emenda parlamentar – neste caso, de autoria da ex-vereadora Ana Novais – é aplicada desta forma na nossa região, e isso tem gerado muito frutos positivos na nossa área”, acrescentou.
Bruna Coutinho e a psicóloga e educadora popular em saúde Isabele Luisa Morete, também do GUP Vida, se colocam à disposição para visitar entidades e empresas e promoverem ações desta natureza. “Temos agenda disponível. Basta nos ligar ou enviar mensagem pelo telefone (44) 3622-7178”, completa a ativista social.
O projeto promove diálogos com a comunidade sobre prevenção e promoção de saúde, garantia de direitos, combate ao preconceito e às diversas formas de violência. O objetivo é fomentar discussões pertinentes para estimular o cuidado individual e coletivo em saúde, fortalecer a autonomia dos indivíduos, aumentar a qualidade de vida e ampliar o exercício de práticas antirracistas.
Nas rodas de conversa são abordados tópicos ligados a saúde física (conceito e determinantes) e mental, imunização, comorbidades, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), saúde da mulher, saúde do homem, racismo estrutural e terminologias racistas, entre outros. O GUP Vida atua há 25 anos em Umuarama com a proposta de informar, educar e mobilizar a população diante de direitos, causas sociais e de saúde.
Mín. 20° Máx. 29°