17°C 22°C
Umuarama, PR
Publicidade

Girão diz que ex-assessor de Bolsonaro sofre perseguição judicial

Em pronunciamento na quarta-feira (9), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) disse que oex-assessor especial para Assuntos Internacionais do ex-preside...

10/04/2025 às 19h20
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
 - Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
- Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Em pronunciamento na quarta-feira (9), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) disse que oex-assessor especial para Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro, Filipe Martins,sofre "perseguição judicial".

Girão classificou como injusta a prisão de Martins, que ficou detido por seis meses por suspeita de envolvimento na elaboração de uma minuta do golpe de Estado. Segundo o senador, elefoi acusado de ter viajado com Bolsonaro, em dezembro de 2022, para os Estados Unidos, e ajudado a redigir a minuta, mas Martins na verdade teria permanecido no Brasil durante o fato investigado.

— Como ele não fez essa viagem, foi muito fácil obter inúmeras provas materiais e testemunhais incontestáveis de que ele permaneceu esse período no Brasil. Sua última viagem aos Estados Unidos tinha sido em setembro de 2022. Como ficou insustentável a manutenção de sua injusta prisão, ele foi libertado, mas sujeito a inúmeras medidas cautelares impostas por Alexandre de Moraes, o dono do Brasil. Entre elas, o uso permanente de tornozeleira eletrônica. Ele está impedido de se relacionar nas redes sociais e precisa se apresentar semanalmente a uma delegacia como se fosse um criminoso perigoso — disse.

Continua após a publicidade
Anúncio

Girão criticou nova multa de R$ 20 mil imposta aMartins pela aparição em um vídeo gravadopor seu advogado, Sebastião Coelho. O senador afirmou que o vídeo estava publicado há meses. Para ele, há coincidência entre a multa e a realização de uma audiência nos Estados Unidos sobre o caso. Girão disse que o julgamento envolve possível adulteração de documentos para fraudar a entrada de Martins nos EUA. Segundo ele, se for confirmada uma fraude, o caso deve ser tratado como crime internacional.

Hoje foi [...] essa audiência da Justiça americana. E a multa aconteceu ontem. Olha só as coincidências. Esse processo envolve o departamento de imigração dos Estados Unidos, porque ficaram evidentes sinais de possível adulteração em documentos, com o objetivo de fraudar o registro de entrada de Filipe Martins no país. Quem pediu para ser fraudado? Quem atuou aqui no Brasil e lá nos Estados Unidos? É, portanto, importante a audiência, e o depoimento do Filipe Martins, fundamental para que a verdade prevaleça — afirmou.

Girão voltou a defender a anistia aos investigados nos inquéritos dos atos de 8 de janeiro e criticou o avanço do que chamou de abusos de autoridade por parte do STF.

Lenium - Criar site de notícias