O ex-deputado Ronan Tito (MG) morreu aos 93 anos, na útlima quinta-feira (10), em Belo Horizonte, onde estava internado. Tito também foi senador e autor do projeto que deu origem ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) .
Ronan Tito era natural de Pratinha (MG). Desde cedo ficou conhecido pelo seu ativismo político, especialmente na campanha pelas eleições diretas para presidente da República (Diretas Já).
Filiou-se no início dos anos setenta ao MDB. Foi deputado federal em 1978 e reeleito em 1983. Em 1986, elegeu-se senador. Cargo que exerceu até 1995.
Sua participação na Assembleia Nacional Constitunte foi decisiva. Ele também se destacou no processo de regulamentação da Constituição de 1988.
Na Câmara
Na Câmara dos Deputados, Tito participou das comissões de Agricultura; Ciência e Tecnologia; Fiscalização Financeira; e Relações Exteriores.
Também integrou as comissões parlamentares de inquérito (CPI) sobre contaminação de alimentos; a que investigou a situação do patrimônio histórico; e a que fiscalizou as conseqüências das cheias do rio São Francisco.
Ronan Tito também foi secretário estadual de Trabalho e Ação Social, nos governos de Tancredo Neves e Hélio Garcia.
Mín. 18° Máx. 24°