17°C 22°C
Umuarama, PR
Publicidade

Evento reforça compromisso do Cemil com o atendimento de pessoas com TEA

Objetivo do “Entendendo o Autismo” é ampliar o conhecimento dos colaboradores e fortalecer a qualificação no atendimento

16/04/2025 às 18h20
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria
Assessoria

Em alusão ao Abril Azul – mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) – a Associação Beneficente São Francisco de Assis – Hospital Cemil, por meio de sua Comissão de Humanização, realizou no dia 9 de abril o evento “Entendendo o Autismo”. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento dos colaboradores e fortalecer a qualificação no atendimento às pessoas com TEA e seus familiares.

A programação contou com a participação da fisioterapeuta Mariana Lima, da Clínica Fisio Kids, especializada em crianças e adolescentes com autismo. Em sua palestra, Mariana explicou as principais características do transtorno e compartilhou experiências clínicas que ilustram a importância de um atendimento humanizado. “Esse olhar do Hospital Cemil é muito enriquecedor. Informar os profissionais é essencial para melhorar o cuidado com nossos pacientes”, destacou.

Outro momento especial foi o relato da colaboradora Rafaella Piotto, mãe de uma criança com TEA. Ao dividir sua vivência, ela emocionou os presentes e valorizou a iniciativa do hospital. “Foi gratificante participar e contribuir com meus colegas. Trazer minha experiência foi uma forma de apoiar e conscientizar”, afirmou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Conhecimento que transforma o cuidado

O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação social e padrões de comportamento repetitivos. De acordo com o CDC (Centers for Disease Control and Prevention), 1 em cada 36 crianças está no espectro. No Brasil, estima-se que mais de dois milhões de pessoas sejam autistas.

Diante desse cenário, ações como a do Hospital Cemil são fundamentais para fortalecer a empatia e a capacitação das equipes. A psicóloga do Hospital Cemil, Vanessa Boniolo, ressalta que esse é um passo importante no compromisso da instituição com um cuidado mais inclusivo, sensível e centrado nas pessoas.

Lenium - Criar site de notícias