18°C 21°C
Umuarama, PR
Publicidade

Curso capacita responsáveis técnicos e proprietários de empresas dedetizadoras

O encontro contou com a contribuição dos profissionais da Vigilância Sanitária Municipal

17/04/2025 às 12h00
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

O Serviço de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde promoveu um encontro de capacitação na tarde de ontem (quarta-feira, 16), com o objetivo de fortalecer as boas práticas nos serviços de controle de pragas, com foco específico na qualidade, segurança e eficiência.

O encontro contou com a contribuição dos profissionais da Vigilância Sanitária Municipal, dentre os quais o doutor em Ciência Animal e médico veterinário Wellyton Carlos Rodrigues, e da Vigilância em Saúde do Trabalhador, a médica Juliana Carvalho.

“Os profissionais explanaram sobre a Resolução Sesa 1153/2024, da Secretaria de Estado da Saúde, que dispõe sobre os requisitos de funcionamento de empresas especializadas na prestação de serviço de controle de vetores e pragas sinantrópicas (que acompanham ambientes ocupados por humanos), as dedetizadoras”, disse a farmacêutica Renata Pititto, diretora da Vigilância em Saúde.

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante o encontro a secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, destacou que a gestão está em constante evolução e que é de extrema importância a troca de conhecimentos entre o setor público e as empresas prestadoras de serviço nas mais diversas áreas, para que ofereçam um serviço de qualidade e principalmente com segurança.

“Para isso é fundamental que estejamos atualizados, acompanhando as exigências técnicas e sanitárias que envolvem esse tipo de serviço, que atua desde as residências até ambientes extremamente críticos, como o setor de alimentos e os serviços de saúde. É recomendável a contratação de empresas especializadas e devidamente licenciadas pela vigilância sanitária”, destacou a secretária.

A capacitação contou com a presença de proprietários de empresas especializadas nesse serviço, responsáveis técnicos e profissionais da área. “A proposta da vigilância é sempre fomentar a informação e orientação de forma que os serviços regulados adotem as medidas de boas práticas a que se propõe, através da legislação sanitária vigente”, completou Renata Pititto. Ao final, os participantes receberam certificado de participação emitido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Lenium - Criar site de notícias