17°C 24°C
Umuarama, PR
Publicidade

Festa Literária Capital da Amizade inicia com grande público na Fundação Cultural

O governo do Estado está atuante no cenário cultural e o município tem o dever de orientar os artistas locais sobre a legislação

24/04/2025 às 12h00
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

Diversas lideranças, entre as quais secretários municipais, vereadores e o presidente da Câmara Municipal, Luiz Antonio Caviquioli, prestigiaram a abertura da 3ª edição da Flica – Festa Literária Capital da Amizade, ontem (quarta-feira, 23), no hall do Centro Cultural Vera Schubert. Recebidos ao som do Coral Municipal de Umuarama, os convidados conheceram um pouco das atrações que serão oferecidas até o próximo sábado, 26, neste que vem se tornando um dos maiores eventos literários da região.

“Este é um momento ímpar para a cultura em todo o país”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Pereira, ao abrir oficialmente a Flica. “O governo federal liberou R$ 3 bilhões em recursos, que podem contemplar todos os municípios do Brasil para custear projetos nas mais diversas áreas artísticas e culturais que atendam aos critérios da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultural (PNAB)”, lembrou.

De acordo com o secretário, o governo do Estado está atuante no cenário cultural e o município fez bem o ‘dever de casa’ orientando os artistas locais sobre a legislação, exigências e condutas para acesso aos recursos, dentro do sistema municipal de cultura. A cidade nunca teve tantos projetos em andamento na área, ampliando a visibilidade das diferentes manifestações culturais da população e estimulando a produção artística.

Continua após a publicidade
Anúncio

O secretário agradeceu o apoio do prefeito Fernando Scanavaca e da vice-prefeita Márcia Bononi, bem como dos demais secretários municipais, equipe da Fundação Cultural e parceiros, que reconhecem a importância do setor, e lançou um desafio aos vereadores. “A Flica está no plano de governo do prefeito e nos objetivos gerais do Masterplan (Projeto Umuarama 2050). Falta agora virar lei, para se tornar uma política cultural garantida de forma permanente”, sugeriu.

Dentre as atrações, a III Flica terá três lançamentos de livros – que foram brevemente apresentados pelos autores na abertura –, dois shows artísticos com música genuinamente brasileira, uma exposição de telas com as cores da terra, apresentação teatral de cotação de história com várias sessões e um documentário produzido durante o evento, que será lançado ao final da festa literária.

A secretária municipal de Educação, Letícia Labiak, deu as boas vindas ao público em nome do prefeito Fernando Scanavaca, enaltecendo a importância da Flica para toda rede de educação do município e à população em geral, “presenteados com espetáculos e o olhar da arte, que acalma a nossa alma”, disse.

“Nesta festa a literatura ganha vida e estimula a leitura, contribuindo para a formação dos nossos alunos. Os organizadores estão de parabéns por um evento tão marcante”, completou. O vereador Luiz Antonio Caviquioli encerrou a aberta com suas considerações e ao longo do dia vários ônibus de alunos da rede municipal passaram pela festa literária.

Lenium - Criar site de notícias