A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal inicia no próximo dia 5/05 uma nova etapa do cadastramento para castração de animais de estimação pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade, regularmente inscritas no Cadastro Único. As inscrições serão aceitas das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 no balcão de atendimento que funciona no segundo piso da Prefeitura.
Os interessados devem comparecer à secretaria e apresentar cópias de documentos pessoais (CPF e RG), comprovante de residência e cópia da folha resumo atualizada do CadÚnico, que pode ser obtida nos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social. Também é necessário levar uma foto do animal que será castrado (cães ou gatos adultos e filhotes a partir de sete meses, de ambos os sexos).
“Vamos distribuir senhas na fila. As inscrições serão aceitas até completarmos as vagas disponíveis”, informa o veterinário José Guilherme de Oliveira Junior, responsável pelo setor de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura e coordenador do Projeto Melhor Amigo, pelo qual é realizado o atendimento.
Assim que os procedimentos de castração forem liberados, a equipe fará visitas domiciliares em todas as residências cadastradas para vistoriar as condições do animal e os dados fornecidos na inscrição. Caso haja informações falsas ou incorretas, a castração não será realizada. “Nossa expectativa é que os procedimentos sejam realizados ao longo do mês de maio”, acrescentou.
As castrações acontecerão na clínica veterinária da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau). A cirurgia não tem custos. O tutor deve arcar apenas com um exame de sangue para atestar as condições de saúde do animal, que é necessário para o procedimento cirúrgico.
Mín. 18° Máx. 23°