Atendendo denúncia anônima de maus-tratos, a Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal realizou fiscalização em residência da rua Belém, na Zona III de Umuarama, e resgatou um cão em visível situação de abandono. A casa estava fechada e os moradores não foram encontrados.
O cachorro, um macho adulto da raça pitt bull, de porte grande, estava em situação precária, bem magro, sobrevivendo graças à solidariedade dos vizinhos há cerca de 15 dias. “Ele está visivelmente desnutrido, com alopécia (queda de pelos) na região da cabeça”, disse o chefe do setor de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal, José Guilherme de Oliveira Junior.
“Tivemos apoio da Polícia Ambiental e o caso foi encaminhado para investigação na 7ª Subdivisão Policial. Um inquérito vai apurar as responsabilidades”, acrescentou. No banco de dados da Prefeitura, a propriedade está no nome de um cidadão residente em Cascavel.
Vizinhos informaram que os moradores se mudaram e deixaram o cachorro preso no quintal há duas semanas, sem água nem comida. “O animal só não está mais debilitado devido à alimentação que os vizinhos estavam colocando, através de uma fresta do portão. Por isso solicitamos apoio da Polícia Ambiental (Força Verde) e fizemos o resgate”, completou o veterinário José Guilherme Junior.
Após abrirem o portão os policiais tiveram acesso ao animal, que recebeu uma rápida avaliação clínica do médico veterinário, constatando desnutrição, desidratação, leve anemia e a alopécia na cabeça. O caso configura infração à lei 4.754/2024 (maus-tratos aos animais). Com auxílio dos policiais, o cachorro – que se mostrou bem dócil – foi levado para o canil da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), para receber os devidos cuidados.
Mín. 20° Máx. 24°