13°C 25°C
Umuarama, PR
Publicidade

Destaque nacional em cobertura verde, Umuarama ganhará ainda mais árvores

Município foi classificado em 7º lugar entre os mais arborizados do país, após levantamento do IBGE

29/04/2025 às 10h20
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

A posição de destaque de Umuarama no cenário nacional, por conta do alto índice de cobertura verde, é resultado de décadas de investimentos no plantio e manejo da arborização urbana e, também, do envolvimento da população no cuidado com as árvores.

A avaliação é do secretário municipal de meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal, Cláudio Marconi, para quem a situação deve melhorar ainda mais nos próximos meses, com a retomada do plantio de árvores nas calçadas de imóveis, praças e canteiros centrais da cidade.

Há poucos dias, Umuarama foi classificada em 7º lugar entre as cidades mais arborizadas do país, após levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontou a existência de árvores no entorno de 96,5% dos domicílios. Considerando apenas as cidades paranaenses, a Capital da Amizade fica atrás apenas de Maringá (4º lugar nacional) e Londrina (6º). Entre as 15 mais arborizadas aparece ainda a cidade paranaense de Toledo (13º).

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com o secretário, mais de 41 mil domicílios contam com alguma arborização, um volume bem superior à média nacional apontada pelo IBGE (63,7%) e também acima da média estadual (83,9%). “Esse resultado mostra de maneira bem visível o empenho do município e da população em plantar e cuidar das árvores. Isso ajuda a garantir um ambiente mais saudável, com sombra e uma temperatura mais amena para todos”, afirmou Marconi.

Na gestão do prefeito Fernando Scanavaca, a posição de Umuarama deve melhorar ainda mais no ranking do IBGE. No próximo mês, a Secretaria do Meio Ambiente voltará com o programa Mais Sobra reestruturado, com algumas mudanças e uma atuação mais técnica, a fim de assegurar o sucesso das ações.

Além de fornecer mudas com tipo e porte adequados para cada local, de acordo com o Plano Municipal de Arborização Urbana, em vez de doação a Prefeitura assumirá o plantio, que será feito dentro de critérios técnicos para que a árvore possa se desenvolver de forma segura e saudável. “Nosso pessoal vai plantar e ‘tutorar’ as mudas (fixar um apoio) e o morador ficará responsável pela rega e demais cuidados”, explicou o secretário.

Com mais de 120 mil árvores, a arborização urbana de Umuarama tem predomínio de sibipirunas, oitis e ipês, dentre outras espécies. Nos últimos anos foram incorporadas variedades de menor porte de ipês, árvore samambaia, quaresmeiras e brinco de índio. “Logo teremos uma variedade maior de mudas para entender às necessidades da população de acordo com a característica de cada local, para tornarmos a cidade ainda mais verde e equilibrada do ponto de vista ambiental”, completou Cláudio Marconi.

 

Lenium - Criar site de notícias