A secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, e a vice-prefeita Márcia Bononi – representando o prefeito Fernando Scanavaca – participaram ontem (28), de um importante momento para a saúde pública da região. Elas prestigiaram a entrega de 25 novas ambulâncias que vão compor a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu Noroeste.
O serviço, que tem sede em Umuarama, atende 101 municípios do Paraná onde vivem hoje 1,2 milhão de habitantes, e é administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp), com a missão de coordenar e qualificar o serviço de atendimento de urgência e emergência acionado pelo fone 192.
Desde novembro de 2013, a cobertura é garantida pelo Samu Noroeste com uma estrutura que conta com central de regulação e 23 bases descentralizadas, operando 24h/dia, todos os dias da semana. O serviço dispõe de 29 ambulâncias de Suporte Básico e 7 de Suporte Avançado (UTIs móveis), prontas para agir com eficiência nos momentos mais críticos.
As novas ambulâncias, repassadas pelo Ministério da Saúde, permitem a renovação da frota, uma importante conquista pois vão substituir veículos que estão rodando desde 2019, reforçando a qualidade do atendimento e a segurança dos profissionais e usuários. “Vai ser muito bom para Umuarama e toda a região atendida, tanto em segurança e conforto quanto em economia com a manutenção”, lembrou a vice-prefeita Márcia Bononi.
O ato foi dirigido pelo presidente do Ciuenp, prefeito Marco Antônio Franzato (Cianorte), e contou com a presença do deputado federal Zeca Dirceu, entre outras lideranças regionais.
As novas ambulâncias serão distribuídas entre quatro das cinco bases regionais, sendo 7 para a Regional de Umuarama, 7 para Campo Mourão, 3 para Cianorte e 8 para Paranavaí. Ivaiporã, que também integra o Ciuenp, teve sua frota renovada em 2021. No total, 18 municípios serão diretamente beneficiados com os novos veículos.
Mín. 11° Máx. 23°