15°C 24°C
Umuarama, PR
Publicidade

Casa sorteada no Jardim Pimentel é invadida por mulher que não foi contemplada

Polícia Militar e Guarda Municipal tiveram que ser acionadas para acompanhar a desocupação

01/05/2025 às 15h32 Atualizada em 01/05/2025 às 15h57
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Arquivo - Tribuna Hoje News
Arquivo - Tribuna Hoje News

Depois que a Secretaria de Habitação de Umuarama realizou o sorteio de 36 casas populares destinadas à famílias que estavam na fila de espera por um auxílio, uma invasão foi registrada pelos servidores do município.

O sorteio seguiu a legislação municipal depois que um projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal, por unanimidade.

Após a descoberta da invasão a uma das casas, guardas municipais e Polícia Militar foram acionados para acompanhar a retirada da família que não foi contemplada.

Continua após a publicidade
Anúncio

A invasão aconteceu no conjunto Jardim Pimentel, na manhã de hoje 1º de maio.

Segundo levantamento feito pelas autoridades, uma mulher invadiu uma das residências recém-construídas, junto ao filho que é Pessoa com Deficiência (PcD).

A invasora disse que fazia parte do grupo de famílias que vivem em situação irregular na avenida Umuarama e acreditava que seria automaticamente beneficiada com a casa, como havia sido cogitado inicialmente.
O trâmite

O programa foi criado na gestão do vice-prefeito interino Hermes Pimentel com o objetivo de desocupar as famílias moradoras na avenida Umuarama. A intenção era abrir a avenida, principal entrada do Parque Industrial.

Com o retorno de Celso Pozzobom ao poder municipal, o programa foi ‘engavetado’ e caiu nas mãos de Fernado Scanavaca, que assumiu em 1º de Janeiro deste ano.

Reuniões feitas com a equipe da atual gestão foram realizadas junto aos moradores da avenida Umuarama, que decidiram não deixar suas residências. Assim, o projeto de abertura da avenida Umuarama foi deixado de lado, ao menos temporariamente.

Como as 36 casas no Jardim Pimentel ficaram disponíveis para a doação, a prefeitura seguiu a legislação e sorteou ontem (quarta-feira, 30), beneficiando as famílias inscritas no programa de habitação municipal.

Agora instituído através de Lei, com a aprovação do projeto na Câmara Municipal e sancionada pelo Poder Executivo, o sorteio foi realizado no auditório do Centro Cultural Vera Schubert, ocasião em que compareceram cerca de 500 pessoas previamente convocadas pela Prefeitura.

De acordo com o secretário municipal de Habitação, Nelson Bigeschi Júnior, mulheres chefes de família e idosos com mais de 60 anos tiveram prioridade no sistema de sorteio, que seguiu os critérios técnicos e sociais definidos legalmente e os contemplados receberão as chaves nos próximos dias.
Ainda de acordo com o secretário, as equipes da Assistência Social e Habitação se reúnem amanhã (sexta-feira, 2), para analisar a situação da mulher que invadiu a residência, analisar se ela está devidamente cadastrada no programa e se não está, quais as causas de sua não inserção e finalmente descobrir se está em situação emergencial. Assim o Poder Executivo poderá tomar providências necessárias na tentativa de resolver o problema de moradia da invasora.

Lenium - Criar site de notícias