Estudantes da Escola Municipal Carlos Gomes, de Santa Eliza, conheceram uma plantação de morangos no distrito de Lovat, para desenvolverem experiência pedagógica do Programa Agrinho, realizado pelo Senar-PR. As turmas do 4º ano A e 5º ano A, com os professores Felipe Henrique Pizzi e Fabiana de Araújo Oliveira e a diretora Iara Jane Mandotti, visitaram a propriedade de Franciele e Anderson Mazaro para aprenderem sobre o cultivo.
A iniciativa seguiu produção de texto desenvolvida nas duas turmas, sobre a fruta. Os professores se surpreenderam quando vários estudantes relataram nunca ter degustado um morango e que não tinham ideia de como seria a planta nem como ela é cultivada. Por isso os professores tiveram a ideia desta experiência pedagógica no Programa Agrinho, realizado há muitos anos no Paraná. Neste ano o tema é ‘Festejando a conexão campo e cidade’.
A experiência pedagógica envolve ainda o plantio de morangos na escola. As duas turmas participarão da preparação do solo, cultivo e colheita de forma orgânica e sustentável, para que tenham a oportunidade do aprendizado prático e possam degustar o fruto, além de ofertar aos demais estudantes da escola. Por isso, o ponto de partida foi a visita à plantação do casal Anderson e Franciele, que cultivam o fruto há 13 anos.
Na visita, os estudantes questionaram o produtor sobre o preparo do solo, irrigação, controle de pragas e doenças, tempo de produção e demais cuidados. Anderson respondeu a tudo de forma clara e objetiva e ainda permitiu aos estudantes o contato direto com a planta.
O agrônomo Fabio Cesar, da Secretaria de Agricultura da Prefeitura, acompanhou a visita e explicou aos alunos como deveriam realizar o cultivo com as mudas que foram doadas pelo produtor rural. “Primeiramente são plantadas em bandejas e depois transplantadas em canteiros. Além das mudas, Anderson e Franciele contribuíram com o plástico para a cobertura dos canteiros e as bandejas.
Fábio Cesar acompanhará os professores e estudantes com orientações e cuidados do plantio, em parceria com a escola. Na visita ficou visível o encantamento dos estudantes na plantação de morangos. “Eles sonham em breve poder plantar, cuidar e colher lindos e deliciosos morangos na escola”, completou a diretora Iara Mandotti.
Mín. 17° Máx. 27°