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Delegado da Receita Federal reforça campanha de destinação do Imposto de Renda

A campanha, promovida pelo CDU e parceiros, segue a mesma linha da campanha Eu sou cidadão solidário”, da Receita Federal

05/05/2025 às 10h00
Por: Alex Miranda
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Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

A convite do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) e da Secretaria Municipal de Aceleração Econômica, o delegado da Receita Federal de Maringá, Marcos Wanderlei de Souza, veio à cidade falar sobre a destinação da Declaração do Imposto de Renda para os fundos dos direitos do idoso e da criança e adolescente.

O bate papo, que reuniu lideranças locais, empresários e contabilistas, aconteceu no auditório da Aciu. A campanha Fica Leão, promovida pelo CDU e parceiros, segue a mesma linha da campanha Eu sou cidadão solidário”, da Receita Federal, com o objetivo de angariar recursos para os fundos municipais dos direitos do idoso e da criança e adolescente.

Com a destinação, o contribuinte direciona uma parte dos tributos pagos ao governo por meio da Declaração de Renda para fundos que custeiam projetos e aquisições de entidades cadastradas, reconhecidas pelo importante trabalho social realizado no município.

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“Neste mês de maio ainda temos prazo para os contribuintes que não fizeram a sua declaração. Este é o momento de direcionar os recursos para os fundos, mas a destinação pode ser durante todo o ano-calendário. A destinação não implica nenhum risco de a declaração de renda cair na malha fina da Receita”, explicou o delegado da RF.

Para fazer a destinação, o contribuinte deve apresentar a declaração dentro do prazo, ou seja, até 30 de maio, e fazer o pagamento do DARF da destinação para o outro fundo também até o dia 30 de maio. “Se não fizer a destinação, esse recurso vai para o Tesouro Nacional e será aplicado de acordo com o orçamento da União”, acrescentou.

Com a destinação, o contribuinte exercendo a cidadania, deixa uma parte dos seus tributos no seu município e esse recurso – num ato de solidariedade – vai beneficiar crianças, adolescentes e pessoas idosas de Umuarama e vai movimentar a economia local. “Para a execução desses projetos, as entidades conveniadas vão adquirir produtos, mercadorias, bens e serviços no comércio local. Isso movimenta a economia, gera renda e gera emprego”, reforçou o delegado.

O coordenador da campanha Fica Leão, Francisco Boch, destacou a importância dos contadores orientarem seus clientes sobre os benefícios da destinação do imposto de renda, que não acrescenta nenhum custo ao tributo devido por empresas e pessoas físicas. A campanha está no seu terceiro ano e registra um crescimento de quase 200% na adesão de contribuintes.

Lembrou que todo contribuinte que faz a declaração completa pode destinar 3% para o fundo da criança e do adolescente e 3% para o fundo do idoso. Em 2022 os fundos receberam cerca de R$ 230 mil, com a destinação de 198 contribuintes, número que aumento para 410 em 2024, enquanto o valor subiu para R$ 530 mil, mas o potencial de destinações de Umuarama é de quase R$ 6 milhões, ou seja, ainda há um longo caminho para conscientizar os contribuintes e atender as entidades.

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