17°C 26°C
Umuarama, PR
Publicidade

Comissão prepara realização da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Além de explicações gerais sobre a conferência, a comissão apresentou o tema deste ano – que será ‘Envelhecimento multicultural e democracia

06/05/2025 às 11h00
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

A comissão organizadora da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizou uma reunião com coordenadores e facilitadores na última semana, no auditório da Secretaria-Executiva dos Conselhos, para definir detalhes sobre a realização do evento, apoiada pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Além de explicações gerais sobre a conferência, a comissão apresentou o tema deste ano – que será ‘Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação’ – bem como os objetivos, etapas do processo (municipais, estaduais e nacional) e a importância do protagonismo da pessoa idosa e da participação popular.

O papel dos coordenadores e facilitadores também foi discutido – condução das discussões no Grupo de Trabalho; estímulo à participação de todos, especialmente dos idosos; cumprimento do regimento e da metodologia; organização da dinâmica de votação de propostas e eleição de relator, entre outros.

Continua após a publicidade
Anúncio

Sobre os Grupos de Trabalho, foi definido que a composição mínima será um coordenador (a), um facilitador (a) e um relator (a) escolhido pelo grupo. Após discussões e debate, o grupo deverá elaborar cinco propostas por esfera de governo (municipal, estadual e federal), moções e coleta de assinaturas e, por fim, indicar delegados(as) para a etapa estadual.

Os participantes da reunião receberam cópias do texto base e do material orientador da 6ª Conadipi, do relatório final de acompanhamento e monitoramento do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e a listagem dos eixos e suas equipes, além do cronograma da conferência.

A secretária municipal da Assistência Social, Maria Luísa Bertoco, lembra que a conferência busca promover a participação social para a proposição de ações e superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável.

“Queremos identificar os desafios do envelhecimento plural para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa e propor ações de equidade para a defesa, a promoção e a proteção dos direitos e da cidadania de pessoas idosas, a partir da articulação entre os entes federativos”, completou.

As inscrições para participar da conferência já estão abertas e devem ser feitas clicando AQUI. Para pessoas idosas, a orientação é que se inscrevam como ‘delegados’, para que possam ter uma participação mais efetiva na conferência, com a possibilidade de voz e voto nas deliberações.

Link para inscrições

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNt15UF6Bp_0Xblbr8CKsyiJsCylJBucTOlfrw5RV-YXMd6A/viewform

Lenium - Criar site de notícias