18°C 29°C
Umuarama, PR
Publicidade

Conferência municipal discute a promoção da igualdade racial e elege delegados

Evento marca um passo importante rumo à construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária

08/05/2025 às 10h30
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

Com apoio da administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, foi realizada ontem (quarta-feira, 7), a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Umuarama, um momento importante para a discussão de políticas públicas para a igualdade racial.

O prefeito Fernando Scanavaca foi representado pela secretária Maria Luísa Bertoco (Assistência Social), para quem o evento marca um passo importante rumo à construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.

“Queremos que todas as vozes tenham vez, especialmente as que por muito tempo foram silenciadas. Nos reunimos para refletir, propor ações e reafirmar compromissos com a promoção da equidade racial neste espaço de diálogo e fortalecimento das políticas públicas que enfrentam o racismo estrutural e promovem a dignidade de cada cidadã e cidadão”, declarou a secretária.

Continua após a publicidade
Anúncio

A abertura teve ainda palavras do presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Aloísio Justino do Nascimento, da representante da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Clemilda Santiago Neto, da coordenadora do Grupo União Pela Vida, Bruna Marcelly Coutinho, e do membro do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier) da Defensoria Pública do Paraná, Clodoaldo Porto Filho.

Participaram ainda vereadores, secretários municipais, membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e representantes de organizações da sociedade civil que atuam na área do enfrentamento ao racismo, na luta pela igualdade racial e de gênero e na promoção humana, além da população em geral.

As apresentações culturais ficaram por conta do poeta, agricultor e militante do Coletivo Negro Minervino de Oliveira, Valter Quirino Vidigal – conhecido como Digalvi –, e da cantora Stefani Soares Almeida.

Os participantes tiveram duas palestras pela manhã: “Relações raciais: Desafios e perspectivas para um futuro inclusivo”, com a professora Josiane Barbosa Gouvêa, doutora em Administração e pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e relações raciais, e “O Movimento Negro e as Políticas de Igualdade Racial em Londrina”, com a professora Maria Fátima Beraldo e a advogada Pamela Paulino Gonçalves, de Londrina.

À tarde o público foi dividido em grupos para discussão e elaboração das propostas nos temas de cada eixo (democracia, justiça social e reparação), resultando em duas propostas para o município, uma para o Estado e outra para a União em cada eixo. A conferência seguiu com a eleição de quatro delegados para a conferência estadual e terminou com a nomeação dos membros do Compir e a posse da mesa diretora, pela secretária Maria Luisa Bertoco.

Lenium - Criar site de notícias