A qualidade de vida na terceira idade é uma realidade cada vez mais presente em Umuarama, graças a iniciativas como o projeto ‘Vida Ativa, Melhor Idade!’, que promove saúde física, bem-estar emocional e integração social por meio de atividades direcionadas à população idosa do município.
Mais de 800 membros participaram de um grande almoço de confraternização do Dia das Mães, realizado na Churrascaria Brasil.
O almoço foi marcado por momentos de alegria, como a declamação de poesias escritas por participantes do grupo, além de um animado jogo de bingo com prêmios e sorteios especiais.
Além da confraternização, o projeto também é reconhecido por oferecer atividades físicas regulares, essenciais para a manutenção da saúde na melhor idade. Entre as práticas mais recomendadas e ofertadas nos 17 núcleos do projeto, estão caminhada e corrida leve, alongamentos e exercícios de flexibilidade, natação, hidroginástica e pilates, yoga e Tai Chi Chuan, pedalada e musculação adaptada.
“Essas atividades são seguras para os idosos por não causarem impactos bruscos nas articulações, além de proporcionarem diversos benefícios à saúde”, aponta o secretário de Esportes e Lazer, Gentil Soares de Lima, que destaca a prevenção e controle do diabetes e hipertensão; melhora da autoestima, humor e qualidade do sono e aumento da força muscular, equilíbrio e destreza motora.
Além disso, as atividades proporcionam redução do risco de quedas e doenças degenerativas, como Parkinson e osteoporose; estímulo à função cognitiva, ajudando a prevenir o avanço da demência; prolongamento da autonomia física e funcional; contribuição para uma alimentação mais equilibrada e combate à sarcopenia.
O secretário reforça que o projeto é totalmente gratuito para os participantes e representa uma boa oportunidade de cuidar do corpo, da mente e também de ampliar o convívio social.
Os interessados em integrar um dos 17 grupos ou núcleos do Projeto Vida Ativa, Melhor Idade! podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) pelo telefone (44) 3906-1090 e falar com a professora Fernanda Oliver Martim. “Cuidar da saúde é uma escolha que pode transformar a vida em qualquer idade — e nunca é tarde para começar”, completa ela.
Mín. 15° Máx. 26°