15°C 26°C
Umuarama, PR
Publicidade

Caminhada marca 25 anos do combate abuso sexual de crianças

A ação teve o objetivo de mobilizar a sociedade e ampliar o debate sobre a proteção da infância e adolescência, frente à violência sexual

14/05/2025 às 11h00 Atualizada em 14/05/2025 às 16h11
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social firmou parceria com o curso de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar) para realizar a tradicional caminhada de conscientização pelas ruas da cidade.

A ação, que integra a campanha nacional realizada anualmente nesta data, teve como objetivo mobilizar a sociedade e ampliar o debate sobre a proteção da infância e adolescência, frente à violência sexual. Em 2025 a campanha completa 25 anos, marcando um importante ciclo de mobilização social em prol do desenvolvimento seguro e saudável de crianças e adolescentes em todo o país.

Durante a caminhada, alunos, professores, profissionais da assistência social e membros da comunidade levantaram cartazes, distribuíram materiais informativos e reforçaram a importância da denúncia e da rede de proteção. “Precisamos falar sobre esse tema o ano todo, mas o 18 de maio é a data que nos lembra da responsabilidade coletiva em proteger nossas crianças”, destacou a secretária da Assistência Social, Maria Luísa Bertoco, presente ao evento.

Continua após a publicidade
Anúncio

A campanha teve início em 2000, em memória da menina Araceli, assassinada em 1973 aos oito anos de idade, vítima de abuso sexual e violência. Desde então, o 18 de maio tornou-se símbolo da luta pelos direitos da infância no Brasil, sendo celebrado em diversos municípios com atividades educativas, caminhadas, palestras e mobilizações sociais.

“Essa caminhada reforça o compromisso desta administração pública, da universidade e da sociedade em geral com a construção de um ambiente mais seguro, respeitoso e livre de violências para todas as crianças e adolescentes”, completou a secretária Maria Luísa.

Lenium - Criar site de notícias