Um novo e empolgante projeto voltado à iniciação esportiva de crianças na modalidade de mountain bike já está funcionando na cidade. A iniciativa, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e a Associação MTB Club Umuarama, iniciou em abril e seguirá até dezembro deste ano.
O projeto é coordenado pelo professor de Educação Física da Smel, Itamar Inácio da Silva Junior, e pelo presidente da Associação MTB Club, José Renato Maldonado Garcia. A execução será feita pela própria Secretaria de Esportes em conjunto com a associação, contando com aulas ministradas por atletas experientes de MTB e supervisionadas por profissionais da área.
As atividades serão realizadas aos sábados, das 9h30 às 11h, em uma pista especialmente construída ao lado do Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa (na avenida Governador Parigot de Souza, Zona I). A estrutura é destinada à prática de modalidades como o XCO (Cross-Country Olímpico), voltadas para crianças com idades entre 6 e 12 anos.
Dentre os objetivos do projeto, o secretário de Esporte e Lazer, Gentil Soares de Lima, destaca oferecer a prática do mountain bike a crianças, estimular a formação de cidadãos conscientes e campeões no esporte e na vida e promover a socialização, qualidade de vida e o desenvolvimento físico e motor dos participantes.
“Também queremos incentivar o respeito às regras de trânsito e o uso correto da bicicleta e contribuir para a ocupação saudável do tempo livre no contraturno escolar, afastando as crianças das ruas”, acrescentou o secretário, lembrando que a iniciativa tem também o apoio do prefeito Fernando Scanavaca.
As matrículas deverão ser feitas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com prioridade para estudantes regularmente matriculados.
O mountain bike teve origem na década de 1970 nos Estados Unidos e é hoje um esporte consolidado no cenário mundial, com diversas vertentes e um grande número de praticantes. Entre as principais modalidades estão: XCO (Cross-Country Olímpico): provas com voltas de até 6 km; XCM (Maratona): percursos de no mínimo 60 km em trilhas e estradas; XCE (Eliminator), XCC (Short Track), XCT (Contra Relógio), XCS (Etapas) e XCP (Ponto a Ponto): variantes do cross-country; Downhill: descidas íngremes e técnicas, com alta velocidade; e Cicloturismo: voltado ao lazer e à exploração de novos lugares, sem caráter competitivo.
Desde sua inclusão nos Jogos Olímpicos em 1996, o XCO vem ganhando popularidade e hoje inspira projetos como este, que busca democratizar o acesso ao esporte desde a infância. O projeto é uma ação conjunta da Smel, Prefeitura e Associação MTB Club Umuarama. Com uma abordagem educativa, esportiva e social, a proposta visa transformar vidas por meio da bicicleta, promovendo um futuro mais saudável, ativo e promissor para as crianças da cidade.
Mín. 15° Máx. 26°