A Secretaria Municipal da Fazenda alerta que contribuintes estão recebendo e-mail atribuído à Prefeitura de Umuarama apontando supostas irregularidades de alvará, juntamente com um boleto bancário exigindo pagamento para ‘regularizar’ a situação. A secretária da Fazenda, Andreia de Paula Guimarães, alerta que se trata de mais uma tentativa de golpe.
A orientação é que o contribuinte não faça nenhum pagamento sem antes consultar – pessoalmente ou por telefone – a Secretaria Municipal de Fazenda, no prédio da Prefeitura. O fone de contato é (44) 3621-4141. Um link enviado junto com a mensagem provavelmente pode ser um vírus para roubar dados pessoais e bancários do contribuinte.
O e-mail é enviado por uma conta que não tem nenhuma ligação com o município de Umuarama, em nome de uma divisão que não existe na estrutura administrativa da administração municipal (Departamento de Licenciamento Urbano de Obras), assinado por um suposto servidor que não faz parte dos quadros do município.
Os golpistas se utilizam de uma linguagem intimidadora, que pode até assustar os desavisados, com ameaça de sanções, incluindo multa e fechamento temporário da empresa, até a suposta regularização. “Tudo isso é golpe e quem receber a cobrança deve denunciar para a Ouvidoria do município ou até mesmo para a polícia, para a adoção das providências cabíveis”, explicou a secretária.
Mín. 14° Máx. 28°