Desde o início desta semana, a movimentação de uma parte significativa da frota de veículos da Prefeitura de Umuarama já pode ser acompanhada pela população em tempo real. Por determinação do prefeito Fernando Scanavaca, o Departamento de Tecnologia de Informação (DTI) da Secretaria Municipal de Administração implantou um moderno sistema de rastreamento veicular que já cobre mais de 120 veículos – e em breve será estendido para cerca de 200, dos quase 400 veículos leves, pesados e implementos que integram a frota municipal.
Cada veículo recebeu um rastreador, com o qual é possível monitorar dados da utilização de forma on-line, como velocidade máxima, quilômetros rodados, locais de parada, tempo de uso e onde o veículo encontra-se no momento.
O rastreamento cobre inclusive viagens pelo Estado e até fora do Paraná – na tarde desta sexta-feira, por exemplo, era possível acompanhar um ônibus do município em Curitiba e ambulâncias se deslocando em várias regiões do Estado, além de 118 veículos na área urbana.
O secretário municipal de Administração, Cleber Bomfim, explica que a movimentação da frota pode ser acompanhada no site da Prefeitura (www.umuarama.pr.gov.br), no botão ‘Rastreio de Frotas’. “Ao clicar nesse botão, o site abre um mapa. O cidadão pode aproximar (dar ‘zoom’) o perímetro urbano de Umuarama e ver onde anda cada veículo que recebeu rastreador nesta etapa de implantação do sistema”, explicou.
De acordo com o prefeito, a intenção é garantir mais transparência no uso dos veículos da frota pública e auxiliar na gestão. “O sistema permite um acompanhamento bem detalhado da circulação dos carros e um controle mais apurado, que pode resultar no uso mais racional e na redução de custos, que vamos acompanhar por meio de relatórios bem detalhados”, acrescentou Scanavaca.
O prefeito destacou ainda o custo relativamente baixo do sistema (pouco mais de R$ 30 mensais para cada rastreador) e a economia que a gestão digital pode proporcionar. “Agora toda população pode nos ajudar a fiscalizar a utilização dos veículos do município, basta acompanhar o site”, completou. Qualquer suspeita de mau uso pode ser informada à Ouvidoria Municipal, pelo fone 156.
A tecnologia não é apenas sobre ‘onde está o carro’, mas permite otimizar recursos, garantir a segurança e promover a transparência. “Imagine reduzir custos com combustível e manutenção, ao mesmo tempo em que agiliza serviços essenciais como coleta de lixo e transporte escolar. É uma revolução na eficiência e na prestação de contas, mostrando que a inovação pode andar de mãos dadas com o setor público”, reforçou o secretário Cleber Bomfim.
Mín. 16° Máx. 26°