O Procon Umuarama está orientando aposentados e pensionistas a verificarem possíveis descontos indevidos em seus benefícios do INSS. As notificações estão sendo feitas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS e é fundamental consultar regularmente o extrato de pagamento, para identificar possíveis irregularidades.
Caso perceba cobranças que não reconhece, o beneficiário deve denunciá-las diretamente pelo aplicativo ou pelo telefone 135. As entidades responsáveis terão até 15 dias úteis para comprovar a legalidade da cobrança ou devolver o valor em igual prazo.
A secretária municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Aline Cunha Martiolli, reforça a importância de atenção redobrada. “Nossa orientação é que todos os beneficiários acessem apenas os canais oficiais do INSS”, afirmou a secretária, que também é a coordenadora do Procon Umuarama.
“Nunca compartilhem dados por mensagens, e-mails ou ligações suspeitas. Esse trabalho de orientação e proteção é uma determinação do prefeito Fernando Scanavaca, que tem nos pedido total atenção para evitar que a população seja prejudicada por fraudes e cobranças indevidas”, completou Aline Cunha.
O Procon destaca ainda que qualquer devolução de valores será feita exclusivamente por meio de crédito direto no benefício do INSS. Em caso de dúvidas a população pode procurar o Procon Umuarama presencialmente ou pelos canais oficiais de atendimento.
Mín. 16° Máx. 26°