Cumprindo agenda nesta semana na região Noroeste do Estado, com o objetivo de debater as atividades e dinâmicas da profissão e entregar a ‘Carta Aberta aos Prefeitos’, além de firmar memorando de intenções com prefeituras e outras instituições de interesse público, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) esteve em Umuarama.
O grupo foi recebido em reunião na Prefeitura, pelo secretário municipal de Aceleração Econômica, Sérgio Vercezi Filho, e pela vice-prefeita Márcia Bononi, representando o prefeito Fernando Scanavaca. Participaram ainda o secretário de Obras, Renato Caobianco, e sua equipe, bem como representantes da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram).
Entre os dias 12 e 16 de maio, os membros do CAU/PR estão percorrendo várias cidades da região para discutir as ocupações irregulares e debater possíveis acordos de cooperação técnica para ações que podem ser realizadas conjuntamente.
O conselho passou por Cianorte e esteve em Maringá onde, a exemplo de Umuarama, apresentou demandas como a necessidade de retirar o fluxo de carros das vias locais da cidade e promover uma mobilidade mais sustentável. Estão previstas ainda visitas a Paranavaí e Campo Mourão.
“Importantíssimo a visita do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná à nossa cidade, que vem somar esforços com o município e deverá ter participação ativa no processo de revisão do Plano Diretor de Umuarama, através de seus representantes locais e demais profissionais de arquitetura da Cidade”, comentou o secretário Sérgio Vercezi. Após a reunião, os participantes foram recebidos pelo prefeito Fernando Scanavaca no gabinete do Executivo, onde as proposições foram entregues.
Outro tema abordado foi o uso da arquitetura neutra – conhecida como net-zero, em que projetos e construções buscam minimizar o impacto ambiental ao longo de todo o seu ciclo, desde a extração dos materiais até a demolição.
De acordo com o conselho, existe a possibilidade de mapeamento da matriz de desenvolvimento profissional, ferramenta que pode permitir à prefeitura um acesso facilitado aos arquitetos e urbanistas com competências relacionadas ao tema. Em todos os encontros, representam a autarquia o presidente do conselho, Walter Gustavo Linzmeyer, os conselheiros César Hoffmann, Bruno Mazetto, Jeanne Versari e Érica Bernabé.
Mín. 16° Máx. 26°