Para demonstrar os serviços que o Sesc e o Senac levam diariamente à população do estado, as oportunidades e facilidades que os sindicatos, a Fecomércio e a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de negócios possibilitam aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, foi realizada de 10 a 18 de maio a primeira edição da Semana S do Comércio. Esse foi o maior evento integrado do Sistema Comércio brasileiro que, somente no Paraná, realizou mais de 100 mil atendimentos em um grande mutirão de cidadania. “Encerramos esta semana de cidadania muito satisfeitos com os resultados e fechamos com chave de ouro, com o casamento de mais de mil casais. Pudemos mostrar para todo o Brasil a força das nossas instituições e como a população pode usufruir dos serviços e dos produtos que ofertamos. Todo o Sistema Comércio brasileiro está de parabéns por esta demonstração de união, de força e de cidadania”, pontuou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, na noite de domingo (18), no encerramento da Semana S, em Curitiba.
Piana também evidenciou que os setores do comércio de bens, serviços e turismo são os que mais geram empregos no estado. “Apenas no Paraná, mais de três milhões de pessoas trabalham nesses setores. Temos um trabalho muito grande para atender essas pessoas, desde a educação para o trabalho e até a assistência social, cultura, esporte e lazer, que atendem toda essa turma que faz com que o setor se desenvolva”, salientou.
Todas as Unidades do Sesc PR uniram-se ao Senac PR para promover o Sábado em Família (10/5) – programação que abriu a agenda da Semana S no estado – com ações de orientação nutricional, quick massage, de saúde e de qualidade de vida, alongamento, ginástica laboral, intervenções culturais, atividades esportivas, corte de cabelo, além de oficinas e workshops. Destaque para Rio Negro, que inaugurou no Parque Ambiental um meliponário e para Londrina Centro que promoveu uma caminhada ao ar livre, que partiu do Lago Igapó até a unidade, onde os participantes foram recepcionados com um café da manhã.
Mais de 900 atendimentos foram realizados durante o Festival de Gastronomia, nos quatro Restaurantes-escola e que utilizaram em seus pratos produtos com registro de Indicação Geográfica (IG). O cardápio dos restaurantes apresentou diversos pratos com insumos paranaenses, como o rolinho primavera de cracóvia de Prudentópolis com molho agridoce de ponkan de Cerro Azul; o pão no bafo de Palmeira; ou o profiteroles de café de Mandaguari com sorvete de erva mate de São Mateus do Sul.
Com Teatro Guaíra lotado, o músico, ator, compositor e violeiro Almir Sater – considerado pela crítica como um dos principais expoentes da música regional do Brasil – abriu a programação cultural da Semana S, na quinta-feira (15). Para o show foram colocados à disposição do público 2.180 ingressos – lotação máxima do espaço. Cada ingresso foi trocado por dois quilos de alimentos, arrecadando aproximadamente cinco toneladas de alimentos que serão repassados ao programa Sesc Mesa Brasil. “Desde que comecei minha carreira musical eu toco no Sesc. Na época que ninguém conhecia a gente, o Sesc nos contratava e nos permitia pagar nossas contas e sobreviver, porque é difícil ser artista, bancar um show, os custos são muito grandes. Por isso o Sesc é fundamental para o Brasil. Espero que vocês continuem sempre apoiando a cultura brasileira, o teatro, a dança e a música”, concluiu Sater.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, sancionou na segunda-feira (12) a Lei nº 22.416 que instituiu o Dia S – de valorização e reconhecimento do Sistema Fecomércio Sesc Senac e sindicatos filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná – a ser comemorado anualmente em 16 de maio.
A proposição de criação do Dia S foi do deputado estadual Oziel Luiz de Souza, o Batatinha (MDB), aprovada em plenário na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), na última terça-feira (6). No texto do Projeto de Lei, o legislador justifica a homenagem com o “objetivo de destacar a importância das atividades promovidas pelo Sistema em prol dos desenvolvimentos social, cultural e educacional da população paranaense, promovendo o acesso aos serviços e aos programas de qualidade nas áreas de cultura, saúde, educação, esporte, lazer e qualificação profissional.
O Parque Barigui foi o local escolhido na capital para abrigar, nos dias 16 e 17, um grande mutirão de cidadania, recebendo serviços básicos gratuitos nas áreas de educação, saúde, jurídica, ação social, recreação, que o Sesc e o Senac ofertam diariamente em suas unidades de serviço.
Para falar sobre o futuro da sociedade, tecnologia e inteligência artificial, a escritora e consultora Martha Gabriel palestrou a empresários e convidados sobre “Liderando o Futuro”. Participaram da abertura do evento e da palestra, a desembargadora Joeci Machado Camargo; a deputada federal Luísa Canziani; os deputados estaduais Batatinha e Cloara Pinheiro; o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; e os diretores regionais do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes, e do Senac, Sidnei Lopes de Oliveira.
O Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão ofereceu atendimentos gratuitos à população nas áreas jurídica, de saúde, assistência social, emissão de documentos e atividades de lazer. As ações ocorreram no Complexo IMAP, no Salão Barigui e no Salão Worktiba, localizados no Parque Barigui, com foco na cidadania e no acesso facilitado a direitos essenciais.
Entre os principais serviços ofertados: atendimento jurídico em Direito de Família: divórcio consensual, guarda, pensão alimentícia, reconhecimento ou dissolução de união estável, reconhecimento de paternidade/maternidade e retificação de registros civis, além de emissão da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade (mediante apresentação de certidão de nascimento ou casamento atualizada e CPF) e orientações em saúde, assistência social e outros serviços essenciais.
Em uma grande operação logística, nove unidades móveis das duas instituições foram reunidas em frente ao Complexo Imap Barigui e estiveram abertas para visitação e ofertaram uma intensa agenda de atividades. As unidades móveis do Sesc levaram atendimentos como orientações odontológicas, cuidados com a saúde da mulher e educação sobre desperdício de alimentos. O BiblioSesc teve contação de histórias e consulta ao acervo e o Sesc Arte Móvel, uma programação vibrante, incluindo aulas de alongamento, yoga e ritmos, performances e shows.
Já as unidades móveis do Senac ofertaram oficinas e workshops de temas como impressão 3D, realidade virtual, inteligência artificial, turismo, imagem pessoal, visagismo e automaquiagem. Na área de gastronomia, workshops de preparos gastronômicos utilizando produtos com Indicação Geográfica (IG), que puderam ser degustados pelos participantes.
Mais de 10 equipes formadas por estudantes dos Colégios Sesc de diversas cidades do Paraná participaram do Torneio de Robótica, competindo em duas modalidades. No Sumô, os robôs se enfrentaram em uma espécie de batalha, onde tinham que empurrar o adversário para fora da arena. Já na categoria Resgate, foi simulada uma situação de perigo, onde os protótipos precisavam cumprir uma missão de salvamento superando obstáculos.
Os vencedores do Sumô foram Quarteto Elegante (1º), Code Crushers (2º) e Scorpion (3º). No Resgate, subiram ao pódio as equipes Gralha Azul Alpha (1º), Gralha Azul Gamma (2º) e Chikenitos (3º). Também foi entregue o Prêmio Mais Valor, reconhecendo a equipe que mais colaborou e incentivou os demais participantes, promovendo a troca de experiências e o espírito de equipe. Quem levou o troféu foram os Chikenitos.
Outra atividade realizada no Parque Barigui foi o Feirão do Emprego, com a oferta de quase cinco mil vagas de emprego. A ação contou com a participação da Agência do Trabalhador e de nove empresas – entre elas supermercados, hotéis, telemarketing, material de construção e de recuperação de crédito.
Além disso, para orientar os jovens na escolha da carreira profissional e como melhorar o currículo profissional, também foi realizada uma Feira de Profissões, onde os visitantes puderam conhecer os cursos profissionalizantes e os campos de estudo que o Senac PR disponibiliza, saber como funciona a instituição e como se inscrever, tudo com o intuito de mostrar como uma formação de qualidade faz a diferença na busca por uma vaga de trabalho.
O Sesc PR também trouxe ao público uma novidade: o Planetário Itinerante. Além de produzir, o Sesc PR divulga o conhecimento científico. Neste espaço, os visitantes de diferentes idades puderam conhecer galáxias, o Sistema Solar, as inúmeras constelações e até as auroras boreais.
Além disso, havia à disposição jogos de xadrez gigantes, quadras de voleibol e de basquete 3x3, parede para escalada, brinquedos infláveis e muita possibilidade de diversão e entretenimento com a intensa programação cultural, que reuniu artistas para shows de choro, MPB e música clássica, contações de histórias, aulas de yoga, ritmos e danças.
Para encerrar a programação, na LiggaArena, houve a celebração do Casamento Coletivo, com a união de mais de mil casais e a presença de, aproximadamente, 16 mil convidados, dentro do Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, com o apoio da Prefeitura de Curitiba, Club Athletico Paranaense, RPC, Cartórios de Registro Civil, Arpen/PR e diversas prefeituras do estado.
Mín. 17° Máx. 27°