Pessoas de 65 anos ou mais, com renda de até dois salários-mínimos e inscritas no CadÚnico (o Cadastro Único para programas sociais do governo federal) já contam com gratuidade ou – pelo menos – desconto de 50% na aquisição de passagens para viajar dentro do Paraná, utilizando ônibus convencionais dos serviços de transporte público rodoviário intermunicipal. Para isso é necessário a emissão da Carteira da Pessoa Idosa Paranaense, criada pela lei estadual 22.162/2024.
Para emitir o documento, basta acessar o site da Carteira da Pessoa Idosa e realizar o cadastro com o número de seu CPF. O interessado deve clicar em ‘Minha Carteira’ e selecionar a opção ‘Emitir’, depois pode imprimir o documento ou salvar no celular – pode ser apresentada a versão digital ou impressa no momento do embarque.
Para conseguir a Carteira da Pessoa Idosa é essencial estar com o CadÚnico atualizado. “Caso a carteira não seja emitida pelo sistema, pode ser que seu cadastro esteja desatualizado ou ausente. Nesse caso, a pessoa pode se orientar sobre a atualização no CadÚnico (rua Piúna 4196, centro), ou pelo telefone (44) 2030-0013”, explica a secretária de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco.
Com a Carteira do Idoso Paranaense em mãos, agende sua passagem com pelo menos três horas de antecedência na empresa de ônibus e não esqueça de levar os seus documentos. Além da carteirinha, será necessário apresentar um documento com foto. Depois é só comparecer à rodoviária com 30 minutos de antecedência e aguardar o embarque.
“Emita sua Carteira da Pessoa Idosa agora mesmo e garanta seu benefício para viajar com mais autonomia e dignidade. Essa lei está valendo desde o dia 11/05 em todo o Paraná, para idosos a partir de 65 anos”, reforça a secretária. O benefício já existia em nível federal (de um Estado para o outro) e agora vale também entre os municípios paranaenses – de Umuarama para Curitiba ou para o Litoral, por exemplo.
As unidades do Cras são referência para orientar os idosos e encaminhar a emissão da carteirinha. Familiares, filhos e netos também podem auxiliar no processo, “não esquecendo que é essencial estar com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado”, completou a secretária.
Mín. 18° Máx. 30°