A campanha de trânsito Maio Amarelo teve uma grande ação na manhã do último sábado, que reuniu dezenas de pessoas na Praça Santos Dumont. A Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana promoveu uma blitz educativa e, além de conscientizar motoristas e pedestres com a distribuição de impressos informativos, reuniu vários parceiros para oferecer serviços gratuitos à população, nas áreas de saúde, estética, direitos do consumidor e imposto de renda.
A ação contou com a presença das secretarias municipais de Saúde e de Proteção e Defesa do Consumidor e dos cursos de Ciências Contábeis, Estética, Fisioterapia, Odontologia, Farmácia e Biomedicina da Universidade Paranaense (Unipar), do Detran/PR e o apoio da rádio Massa FM.
Os participantes puderam se vacinar contra a gripe, testar a glicemia, medir a pressão arterial, fazer exame de tipagem sanguínea, avaliação bucal, liberação biofacial, acuidade visual e ainda receber massagem terapêutica, orientações sobre a declaração do imposto de renda e como abrir reclamações referentes ao código de defesa do consumidor.
“Nosso objetivo foi chamar a atenção da população, fazer orientações sobre o trânsito com a utilização de folder e conversar mesmo com o pessoal para demonstrar a importância do respeito ao trânsito. Foi uma blitz educativa reforçada com serviços gratuitos para marcar o Maio Amarelo com uma grande ação, ressaltando a importância de redobrar os cuidados no trânsito”, destacou o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Valdecir Capelli.
O secretário observou nas palestras, conversas e entrevistas, realizadas ao longo da campanha, que uma das principais reclamações do motorista de Umuarama é a falta de respeito à sinalização, às leis de trânsito e, principalmente, às pessoas – o respeito ao pedestre e ao outro motorista.
É importante as pessoas entenderem que esse respeito está ligado à cortesia, à gentileza e empatia no trânsito. “A pessoa deve se colocar no lugar do outro e, por cortesia, dar a vez. Quando vai sair do estacionamento, ou fazer uma manobra, o condutor deve esperar o outro passar ou cruzar em segurança, esperar o pedestre, garantir a integridade do pedestre na travessia na faixa, tudo isso é respeito no trânsito e à vida”, considerou Capelli. A campanha segue até o fim de maio com novas ações em breve.
Mín. 18° Máx. 28°