18°C 30°C
Umuarama, PR
Publicidade

Teatro do Ceju brilha no evento de combate à exploração e abuso de crianças

O grupo emocionou a todos com a encenação da peça “Doce Inocência”, criada especialmente para conscientizar o público sobre o 18 de maio

20/05/2025 às 11h00
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

A apresentação da Companhia de Teatro do Centro da Juventude de Umuarama (Ceju) foi uma das atrações do evento “Infância Protegida: 18 de Maio na Praça”, realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no último sábado, 17, na Praça Arthur Thomas.

O grupo emocionou a todos com a encenação da peça “Doce Inocência”, criada especialmente para conscientizar o público sobre o 18 de maio. “Na história, personagens como a Marshmallow, o Pudim, o Churros, a Confeti, a Beijinho e a Brigadeiro vivem em harmonia, representando a doçura e a inocência da infância”, conta o coordenador do Ceju, Jeferson Ferreira.

A trama gira em torno da pequena Marshmallow, uma garotinha encantada pela busca de uma borboleta, símbolo de liberdade e sonhos. No entanto, ela é enganada por um doce estragado, que representa o abusador. “Ele se aproveita da confiança da menina ao prometer ajudá-la a encontrar a borboleta, momento em que ocorre o abuso”, revela.

Continua após a publicidade
Anúncio

A peça desenvolve-se com sensibilidade, mostrando o sofrimento silencioso de Marshmallow e o papel fundamental dos amigos, que, ao perceberem sua tristeza, a incentivam a quebrar o silêncio. Com esse apoio ela revela o ocorrido à mãe, que prontamente denuncia o agressor, culminando com sua punição.

“’Doce Inocência’ é uma metáfora poderosa que transmite, de forma acessível e criativa, a importância da escuta, do acolhimento e da denúncia. A montagem reforça a necessidade de proteger as infâncias e de mobilizar a sociedade contra qualquer forma de violência”, acrescenta a professora Camila Turcato, autora da peça teatral.

O prefeito Fernando Scanavaca visitou o evento e parabenizou os organizadores. “Esta é uma luta que todos nós devemos apoiar, o combate à exploração e abuso sexual das crianças e adolescentes”, reforçou, ao lado da vice-prefeita Márcia Bononi e da secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, que participou com toda a sua equipe.

A ação teve a participação da Delegacia da Mulher, que distribuiu panfletos detalhando as formas mais comuns de exploração e abuso a fim de alertar a população e divulgar os canais para denúncia.

Outras atrações foram as apresentações da Fanfarra da Guarda Mirim de Umuarama (Aram), do Espaço Esperança, da Associação Rebelatto de Taekwondo, do Coral da Aram e do teatro da UniAlfa Faculdade, além de uma série de brincadeiras preparadas para as crianças e distribuição de pipoca e algodão-doce.

Lenium - Criar site de notícias