18°C 28°C
Umuarama, PR
Publicidade

Quase 15% dos pacientes de Umuarama faltam a consultas e prejudicam sistema

De 1º de janeiro a 30 de abril foram agendadas 36.974 consultas especializadas para usuários do SUS – média de 9.243,5 por mês

21/05/2025 às 10h30
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

Depois de realizar um levantamento bem detalhado de consultas agendadas com médicos especialistas e do comparecimento dos pacientes, bem como das faltas registradas, a Secretaria Municipal de Saúde concluiu que quase 15% das consultas foram perdidas. Apenas nos quatro primeiros meses de 2025 foram mais de 5 mil desistências não comunicadas.

De 1º de janeiro a 30 de abril a saúde municipal agendou 36.974 consultas especializadas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Umuarama – média de 9.243,5 por mês. Desse total, 5.289 pacientes não compareceram no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e clínicas conveniadas.

“Essas ausências causam um grande transtorno ao sistema público de saúde, pois existe um número considerável de pacientes que aguardam atendimento. As faltas aumentam o tempo de espera e, muitas vezes, a gravidade da patologia, sem falar no prejuízo financeiro”, explicou a secretária municipal de Saúde, Lisbeth Pititto Scanavaca.

Continua após a publicidade
Anúncio

O prefeito Fernando Scanavaca também comentou o impacto do problema. A partir do momento em que o usuário não utiliza a consulta agendada existe o desperdício de recursos públicos, o que acaba comprometendo o orçamento do sistema de saúde, “que é um patrimônio de todos”, disse.

“Enquanto nos esforçamos para oferecer um atendimento digno, alguns cidadãos simplesmente faltam às consultas e deixam a conta para o município”, lamentou o prefeito.

Levantamento realizado em 20 capitais, divulgado recentemente na imprensa nacional, mostrou que de cada 10 pacientes com consulta ou exame agendado, três costumam faltar sem avisar ou desmarcam o atendimento.

Em um sistema que já tem muita procura por consultas, faltar e não avisar prejudica ainda mais, pois o paciente que não aparece desperdiça o tempo de outros, aumentando ainda mais a demora. “Caso a desistência seja comunicada com antecedência, o sistema pode ‘encaixar’ outro paciente e acelerar o atendimento, reduzindo a fila de espera”, completou o diretor da Secretaria Municipal de Saúde, Hailton Joaquim de Oliveira.

Lenium - Criar site de notícias