17°C 26°C
Umuarama, PR
Publicidade

Teatro orienta estudantes sobre combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças

Secretarias de Assistência Social, de Educação e de Cultura se unem em ação no mês ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

23/05/2025 às 12h00 Atualizada em 23/05/2025 às 15h08
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

A peça teatral “Doce Inocência”, com texto original da professora Camila Turcato e foco na conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, teve uma encenação especial ontem (quinta-feira, 22), para alunos da rede municipal de ensino no teatro do Centro Cultural Vera Schubert.

A apresentação foi acompanhada pelo prefeito Fernando Scanavaca e pela secretária municipal da Educação, Letícia Labiak Pereira, e trouxe um recado importante para as crianças dentro das discussões do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Apresentada com muito carinho e dedicação pela Companhia de Teatro do Centro da Juventude de Umuarama (Ceju), a peça vem emocionando o público onde tem sido apresentada. “Doce Inocência” conta uma história criada especialmente para conscientizar sobre o 18 de maio. Na trama, personagens lúdicos como a Marshmallow, o Pudim, o Churros, a Confeti, a Beijinho e a Brigadeiro vivem em harmonia, representando a doçura e a inocência da infância, até o surgimento de um conflito.

Continua após a publicidade
Anúncio

A história gira em torno de uma garotinha encantada pela busca de uma borboleta, símbolo de liberdade e sonhos. No entanto, ela é enganada por um doce estragado, que representa o abusador. Este se aproveita da confiança da menina ao prometer ajudá-la a encontrar a borboleta, momento em que ocorre o abuso.

“A peça desenvolve-se com sensibilidade, mostrando o sofrimento silencioso de Marshmallow e o papel fundamental dos amigos, que, ao perceberem sua tristeza, a incentivam a quebrar o silêncio. Com apoio, ela revela o ocorrido à mãe, que prontamente denuncia o agressor, culminando com sua punição”, explica o coordenador do Ceju, professor Jeferson Ferreira.

‘Doce Inocência’ é uma metáfora poderosa que transmite, de forma acessível e criativa, a importância da escuta, do acolhimento e da denúncia. “A montagem reforça a necessidade de proteger a infância e de mobilizar a sociedade contra qualquer forma de violência”, destaca a secretária de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, que também acompanhou a apresentação junto com o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Pereira, gestor da Fundação Cultural de Umuarama.

Lenium - Criar site de notícias