8°C 19°C
Umuarama, PR
Publicidade

Ipardes inicia esta semana em Umuarama a Pesquisa por Amostra de Domicílios do PR

Até a última semana foram visitados 181 municípios e em 44 deles as atividades foram concluídas

27/05/2025 às 12h30
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

Umuarama é uma das 142 cidades do Paraná que receberão, a partir desta semana, pesquisadores do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) para a Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR). A ação, que é inédita, busca identificar o perfil socioeconômico dos paranaenses por meio de visitas a 60 mil residências.

Até a última semana foram visitados 181 municípios e em 44 deles as atividades foram concluídas. Em outros 30, mais de 80% das entrevistas já foram realizadas. Os trabalhos começaram em março e devem se estender até junho, com os pesquisadores visitando todas as regiões do Estado.

A partir desse estudo serão geradas estatísticas que identifiquem o perfil das famílias paranaenses, com indicadores sobre as condições de moradia, trabalho, renda, nível de escolaridade, hábitos e condições alimentares.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os primeiros dados devem ser divulgados ainda neste ano, por meio de um painel interativo no site do Ipardes, que incluirá relatórios, tabelas e gráficos estatísticos. “Esses dados serão úteis para conhecermos ainda mais o perfil da nossa economia, da população e as demandas às quais devemos dar maior atenção. Será importante também para projetar a nossa cidade para os investidores, pois certamente teremos números bem positivos”, estimou o prefeito Fernando Scanavaca.

Cerca de 37 mil domicílios em todo o Estado já receberam os pesquisadores, com 25.012 entrevistas. Cerca de 8.900 domicílios foram visitados três vezes, porém sem que os moradores fossem encontrados no local. Nesses casos, são deixadas correspondências para agendamento das entrevistas.

Segundo o diretor-presidente do Instituto, Jorge Callado, a pesquisa está indo muito bem. “Já estamos com 50% da fase de campo concluída, representada por entrevistas e visitas aos municípios. Agradecemos à população por receber tão bem os pesquisadores. A identificação deles está no colete e no crachá. Em caso de dúvidas, basta acessar o site do Ipardes”, recomendou.

Lenium - Criar site de notícias