A cidade de Umuarama pode ganhar um novo impulso no setor produtivo. Está em tramitação na Câmara Municipal o Projeto de Lei Complementar nº 018/2024, que propõe a alteração do Mapa de Zoneamento Urbano da sede do município, conforme previsto na Lei Complementar Municipal nº 441, de 19 de dezembro de 2017.
A proposta prevê a reclassificação de uma área atualmente destinada à Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) para a categoria de Zona Industrial II. A medida tem como principal objetivo ampliar a capacidade do município para receber novas indústrias, diante do esgotamento da área industrial atualmente disponível.
De acordo com a justificativa do projeto elaborado e encaminhado ao Legislativo pelo ex-prefeito Celso Pozzobom, a iniciativa busca atender à crescente demanda por espaços destinados a empreendimentos do setor industrial, que hoje enfrentam limitações para se instalar na cidade.
A proposta pretende realizar a ampliação da zona industrial com a intenção de atrair novos investimentos, fomentar a atividade econômica e estimular a geração de empregos.
“Investir na expansão da área industrial é investir no futuro de Umuarama. Com mais espaço para empreendimentos, teremos condições de fortalecer a economia local e proporcionar mais oportunidades para a população”, argumenta a justificativa técnica da proposta.
Além dos impactos econômicos, a proposta destaca benefícios sociais diretos e indiretos, como o aumento da arrecadação municipal, a diversificação da matriz econômica e a melhoria na qualidade de vida da população, com maior oferta de emprego formal.
O projeto já passou pela análise das comissões permanentes da Câmara Municipal e foi aprovado por unanimidade ontem (30) em primeiro turno de discussões no plenário da Câmara Municipal. Com a aprovação, entra na fase do segundo turno. A mudança marcará um novo capítulo no planejamento urbano e no desenvolvimento industrial de Umuarama.
Mín. 10° Máx. 14°