10°C 17°C
Umuarama, PR
Publicidade

Audiência sobre agricultura urbana e segurança alimentar traz referência nacional

O objetivo é promover o diálogo sobre os desafios e as potencialidades da agricultura urbana e suas contribuições

02/07/2025 às 09h30 Atualizada em 02/07/2025 às 15h13
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Alep
Alep

Amanhã, quinta-feira (3), às 14h, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o deputado estadual Goura (PDT) e o deputado Professor Lemos (PT) realizam a audiência pública: Agricultura urbana e segurança alimentar no Paraná. O objetivo é promover o diálogo entre representantes do poder público, sociedade civil, agricultores e especialistas sobre os desafios e as potencialidades da agricultura urbana e sua contribuição direta para a segurança alimentar e nutricional, a geração de renda, o desenvolvimento sustentável e a promoção de cidades mais resilientes.

“A agricultura urbana tem se mostrado uma ferramenta estratégica para enfrentar a insegurança alimentar, promover o acesso a alimentos saudáveis e estimular práticas sustentáveis nos centros urbanos, além de gerar emprego e renda”, afirma Goura. Enquanto vereador, Goura propôs, e a Câmara Municipal de Curitiba aprovou, a Lei da Agricultura Urbana em Curitiba (Lei nº 15.300, de 28/09/2018).

Representatividade

Para discutir os desafios e oportunidades dessa prática, o Mandato Goura traz a coordenadora-geral de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Kelliane da Consolação Fuscaldi.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo Kelliane, a agenda alimentar urbana é uma das prioridades do Governo Federal, e cada cidade deve ser protagonista de suas ações. Em Curitiba, Kelliane Fuscaldi representará a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), do MDS.

Outro participante é o deputado estadual por Santa Catarina, Marquito (PSOL). Marquito é referência em Florianópolis e no Brasil em compostagem, agricultura urbana, permacultura, agroecologia e alimentação.

Também confirmaram presença a coordenadora-geral e coautora dos processos pedagógicos do Instituto Comida e Cultura, Ariela Doctors; a conselheira estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e representante da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Márcia Cristina Stolarski; e o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Curitiba, Leverci Silveira Filho.

A superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Paraná, Leila Aubrift Klenk, e o superintendente regional da Conab, Valmor Luiz Bordin, também estão confirmados.

Bela Gil e demais participações

A chef, apresentadora e ativista Bela Gil vai participar de forma remota da audiência pública. “Estou muito feliz em participar dessa audiência pública, mesmo que de longe, porque são assuntos fundamentais para a gente atingir um equilíbrio nutricional e climático em toda a sociedade. Queria agradecer também ao deputado Goura por levantar essa bandeira e colocar essa pauta em prática”, diz Bela Gil, que representa o Instituto Comida e Cultura.

A audiência pública contará com representantes do Incra, da Embrapa, do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (IPPUC), da Cooperativa Central de Reforma Agrária, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea), da Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Paraná (Fecafes), entre outras instituições, prefeitos, prefeitas e parlamentares.

 

Lenium - Criar site de notícias