A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) uma operação de combate ao tráfico internacional de armas de fogo. A ação ocorreu simultaneamente nas cidades de Londrina (Norte), Maringá e Loanda (Noroeste do Paraná), e também em Fortaleza, no Ceará. Durante a operação, foram apreendidas dezenas de armas, carregadores e acessórios, embora a PF ainda não tenha divulgado o número exato de materiais apreendidos até o momento.
Ao todo, sete mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal de Maringá e cumpridos por cerca de 40 policiais federais. Os alvos da operação não tiveram suas identidades reveladas.
As investigações tiveram início em 15 de dezembro de 2021, após a apreensão de encomendas contendo acessórios de armas no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. As remessas partiram dos Estados Unidos e tinham como destino um morador de Londrina, o que levantou suspeitas sobre um esquema de tráfico e comércio ilegal de armas.
De acordo com a Polícia Federal, os investigados – possivelmente com o envolvimento de empresas – participaram reiteradamente da prática criminosa. As diligências desta sexta-feira representam um avanço nas apurações e reforçam o compromisso das autoridades em coibir o comércio ilegal de armamentos no país.
Mín. 9° Máx. 20°