O prefeito Fernando Scanavaca, ao lado da primeira-dama e secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, e o reitor da Universidade Paranaense (Unipar), Carlos Eduardo Garcia, com a presença de diversas autoridades locais, lançaram a pedra fundamental que marca o início da construção do novo Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Umuarama.
O prédio, no cruzamento das avenidas Dr. Ângelo Moreira da Fonseca com Amapá, na região central, terá cerca de 7 mil m² de área construída, em um terreno de 4.200 m² com três testadas integradas, o que facilitará bastante o acesso da população.
“O projeto é um edifício com três pavimentos e mais uma área de estacionamento coberto para 80 veículos, espaço para ambulâncias, áreas de triagem, exames, diversas especialidades médicas e pequenas cirurgias. Serão cerca de 50 consultórios totalmente equipados, bem dimensionados, para atender bem aos profissionais médicos, alunos da universidade e principalmente aos usuários”, disse o arquiteto Antônio Abrão, responsável pelo projeto.
A secretária Lisbeth disse que a obra será um marco na área de saúde. “Esse espaço vai trazer conforto para o usuário, para os prestadores de serviço e muita qualidade no atendimento”, apontou. Ela agradeceu a parceria com a Unipar, que tem possibilitado grandes projetos para Umuarama e destacou a ampliação da estrutura do CEM – que hoje tem 17 consultórios e terá 50 no novo prédio. O quanto vamos poder aumentar o atendimento, e aumentar com qualidade”, completou.
O presidente da Câmara, Luiz Antonio Caviquioli, destacou – falando em nome dos vereadores presentes – a dimensão da parceria entre o município e a Unipar, que vai possibilitar mais de 300 atendimentos diários em 23 especialidades, o apoio do Legislativo para Umuarama, que é polo de uma região com 500 mil habitantes.
O reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, fez um breve histórico do desenvolvimento da Unipar, lembrou os fundadores – seus pais dona Neiva e Dr. Candinho Garcia – e destacou a importância do binômico educação e saúde, um dos pilares da parceria entre a instituição e o município. Destacou a dedicação do prefeito Scanavaca e da primeira-dama Lisbeth na administração municipal e a importância do novo CEM para a população que mais necessita da atenção do poder público.
“Logo estaremos vendo o funcionamento desse centro, vendo as pessoas (…) sendo bem atendidas, bem tratadas, sendo alentadas diante da dificuldade de saúde que possam ter. Isso faz a honra. E temos que sentir nesse momento a honra incontestável de poder participar”, afirmou. Por fim o prefeito Fernando Scanavaca falou de importantes projetos em andamento, como a revitalização da rodoviária velha, e da felicidade que o novo CEM trará para a população.
Agradecendo a sensibilidade da Unipar para com a população, o prefeito disse que, com melhor infraestrutura para a saúde, espera manter na cidade os bons profissionais formados pela universidade. “Essa é a grande conquista desta obra, que logo iniciaremos: melhorar o atendimento à população e também as condições de aprendizado dos alunos e profissionais formados pela Unipar. Agradeço esse apoio, essa parceria, e espero estar aqui inaugurando esse centro daqui a 12 meses”, disse, referindo-se ao período estimado de construção.
O atou foi encerrado com a bênção do padre Machado, representando a Diocese de Umuarama, o descerramento da placa simbólica marcando o lançamento da pedra fundamental, e a apresentação de uma imagem do futuro CEM montada em um outdoor.
Mín. 11° Máx. 20°