Com foco nos 20 anos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), Umuarama sediou nos dias 3 e 4 de julho a 14ª Conferência Municipal da Assistência Social, nas dependências da UniAlfa Faculdade, com representantes do poder público, sociedade civil organizada, usuários da política social e demais interessados.
A iniciativa foi promovida pelo Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), com o suporte da Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. “O objetivo foi avaliar as políticas públicas da área e construir, de forma participativa, propostas para o fortalecimento do SUAS”, destacou a presidente do CMAS, a servidora municipal Ivone Urbanski.
A conferência foi aberta à participação de diversos segmentos sociais, nas categorias de delegado, delegado nato, convidado ou observador. “A conferência municipal tem papel fundamental na avaliação da política de assistência social, propondo diretrizes que garantam maior efetividade, inclusão e resposta às demandas de grupos em situação de vulnerabilidade social”, apontou a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, na abertura do evento.
Como preparação, foram realizadas quatro pré-conferências nos dias 9 e 10 de junho nos Cras I e III, no Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE/PR) e no Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju), reunindo diferentes públicos e coletando contribuições para a conferência geral.
Nos dois dias de programação – aberta na noite de quinta-feira, 3 – o participantes acompanharam palestras, debates temáticos, discussões em grupo, leitura e aprovação de moções e a escolha dos delegados que representarão Umuarama na etapa estadual, além de apresentações culturais. Ao longo desta sexta-feira foram realizadas oficinas temáticas, elaboração de propostas e votação de moções.
Após o almoço, a conferência seguiu com nova apresentação cultural, finalização das propostas, eleição dos delegados para a 15ª Conferência Estadual e o encerramento ocorreu após o coffee break, previsto para as 17h30.
Cinco eixos nortearam as discussões: Universalização do acesso ao SUAS; Inovação, gestão descentralizada e valorização dos profissionais da assistência; Integração entre benefícios e serviços socioassistenciais; Transparência na gestão democrática, informação e comunicação; e Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento.
“Agora as propostas serão encaminhadas para a conferência estadual e poderão participar, mais adiante, da conferência nacional, resultando em benefícios na área de assistência social para todo o país. Estaremos representados pelos nossos delegados, eleitos nesta etapa municipal”, completou a secretária Maria Luisa Bertoco.
Mín. 11° Máx. 20°