17°C 26°C
Umuarama, PR
Publicidade

Com duas novas ambulâncias, estrutura do Samu Noroeste é uma das maiores do país

A frota é composta por 36 ambulâncias e nessa etapa de transição, haverá a troca de 27 unidades

14/07/2025 às 14h00
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom - Danilo Martins/OBemdito
Assessoria/Secom - Danilo Martins/OBemdito

No ato de recebimento de duas ambulâncias entregues pelo prefeito Fernando Scanavaca e pela secretária de Saúde de Umuarama, Lisbeth Scanavaca, a coordenadora do Samu Noroeste, unidade que integra o Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp), Valeria Bononi, lembrou da importância da unidade no Noroeste. Ela salientou ainda que a unidade [e uma das maiores do país.

A entrega foi feita na última quinta-feira, 10 e as duas ambulâncias novas atuarão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu Noroeste na região de Umuarama.

Continua após a publicidade
Anúncio

As novas unidades fazem parte de um ‘pacote’ de 25 ambulâncias entregues de forma simbólica em abril deste ano, como parte do processo de renovação da frota, liberadas aos municípios pelo Ministério da Saúde. As últimas trocas de veículos ocorreram ainda em 2019.

“O governo federal substitui as ambulâncias por novos veículos, que são encaminhados aos municípios e depois repassados ao Samu, por termo de cessão, após os trâmites de emplacamento, transferência, etc.”, explica a coordenadora geral do Samu Noroeste, Valéria Bononi de Souza. Umuarama repassou duas ambulâncias agora e uma terceira deve ser liberada em breve.

“A Prefeitura de Umuarama é parceria do Samu Noroeste, que é um dos maiores do Brasil (em população atendida e área de abrangência), e que presta um excelente serviço salvando vidas em situações de urgência e emergência”, destacou o prefeito Fernando Scanavaca. Já a secretária Lisbeth destacou a modernização dos equipamentos, a eficiência e o conforto proporcionado pelos novos veículos, tanto para a equipe médica quanto para os pacientes que serão socorridos.

Os novos veículos começaram a rodar oficialmente na última sexta-feira, 11. O Cieunp ainda não recebeu todas as 25 ambulâncias. Já foram repassadas as de Cianorte, Umuarama, Altônia, Douradinha, Cruzeiro do Oeste e Cafezal do Sul. “Até a próxima semana, possivelmente teremos encaminhado todas desta etapa”, disse a coordenadora Valéria Bononi.

A frota do Samu Noroeste é composta por 36 ambulâncias e nessa etapa serão trocadas 27 unidades. Alguns dos veículos usados retornarão para os municípios, outras serão mantidos na reserva técnica, para o caso de problemas mecânicos, manutenção preventiva (revisão, troca de óleo) ou imprevistos.

O Samu Noroeste atende 101 municípios do Paraná, onde vivem 1,2 milhão de habitantes, e é administrado pelo Ciuenp com a missão de coordenar e qualificar o serviço de atendimento de urgência e emergência acionado pelo fone 192.

Desde 2013, a cobertura é garantida com uma estrutura que conta com central de regulação e 23 bases descentralizadas, operando 24h/dia, todos os dias da semana. O serviço dispõe de 29 ambulâncias de Suporte Básico e 7 de Suporte Avançado (UTIs móveis), prontas para agir com eficiência nos momentos mais críticos.

As novas ambulâncias atendem quatro das cinco bases regionais, sendo sete para a Regional de Umuarama, sete para Campo Mourão, três para Cianorte e oito para Paranavaí. Ivaiporã, que também integra o Ciuenp, teve sua frota renovada em 2021. No total, 18 municípios serão diretamente beneficiados com os novos veículos.

Lenium - Criar site de notícias