14°C 26°C
Umuarama, PR
Publicidade

Umuarama prepara sua delegação para participar dos Jogos do Idoso do Paraná

Com treinos semanais e apoio da prefeitura, Umuarama prepara 90 atletas idosos para representar a cidade nos Jogos do Idoso do Paraná em novembro

16/07/2025 às 11h00 Atualizada em 16/07/2025 às 18h58
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

Equipes de Umuarama, formadas por homens e mulheres acima de 65 anos, estão sendo preparadas para compor a delegação que representará a cidade na edição 2025 dos Jogos do Idoso do Paraná (JIDOs), A disputa será em Guaratuba, no Litoral, de 3 a 9 de novembro. Cerca de 90 idosos treinam três vezes por semana para fazer bonito em nome da Capital da Amizade.

O treinamento é realizado nos ginásios de esportes Amário Vieira da Costa e Mário Oncken, no período da manhã, nas modalidades de handebol, voleibol e basquetebol, tudo adaptado para a idade dos participantes.

A prática esportiva na terceira idade traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental do praticante, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável. “Os professores e estagiários da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) escolhem atividades e exercícios adequados às capacidades e condições dos membros do Projeto Vida Ativa, Melhor Idade/Treinamento, com acompanhamento minucioso e profissional”, disse o secretário Gentil Soares de Lima, que coordena o setor.

Continua após a publicidade
Anúncio

Entre os benefícios aos praticantes e integrantes do projeto nestas atividades, o secretário destaca o fortalecimento muscular e ósseo, com potente aumento da força, aumento da flexibilidade e equilíbrio, melhora da coordenação motora, bem-estar físico e mental e prevenção de doenças crônicas degenerativas, além da manutenção da autonomia e independência.

O prefeito Fernando Scanavaca tem acompanhado o andamento destas atividades e, além do apoio e incentivo, autorizou nesta semana o edital para contratação de 24 técnicos esportivos especializados para a Smel. “Dentro deste reforço, alguns vão atuar nas atividades desportivas e ginástica para os idosos, a fim de aumentar o número de atendimento a comunidade”, acrescentou Gentil.

“Estas ações e este projeto nos enchem de orgulho, pois participamos do seu início – na elaboração e implantação – e hoje percebemos o quanto ele serve de espelho aos adolescentes e jovens que vem claramente nos nossos idosos a importância de se inserirem em práticas desportivas formais e não formais”, considerou o secretário de Esportes e Lazer

Lenium - Criar site de notícias