Simulação que promove a cidadania e insere graduandos no dia a dia de uma Casa de Leis, a 6ª Legislatura do Parlamento Universitário teve início ontem (17). Os 54 deputados e deputadas universitários tomaram posse, participaram de um curso de oratória e foram introduzidos a aspectos regimentais que ordenam a vida parlamentar. O dia também marcou o início das atividades de outros 54 parlamentares suplentes e 15 comunicadores de diferentes áreas. Os eventos ocorreram no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
A sessão preparatória para a posse e a instalação da legislatura da simulação foi presidida pela deputada estadual Márcia Huçulak (PSD). A parlamentar celebrou a expressiva procura pela edição deste ano, que superou o número de 1.200 inscritos. “É um alento para quem acredita num futuro melhor. Demonstra o quanto os nossos jovens estão interessados em participar, entender e fazer sua parte no processo político. Isso nos enche de esperança”, festejou a parlamentar. Matheus Oliva, presidente universitário da edição anterior do Parlamento Universitário, e Ana Carolina Teixeira de Abreu, ex-deputada universitária, compuseram a mesa como 1º secretário e 2ª secretária, respectivamente.
Seguindo o rito oficial previsto no Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Paraná, cada um dos 54 parlamentares teve de jurar que promete defender e cumprir a Constituição da República e do Paraná, observar as leis, promover o bem e desempenhar lealmente o mandato. Logo após a cerimônia, os parlamentares universitários participaram de debates voltados à formação de blocos e à preparação para a eleição da Mesa Diretora — atividades previstas para esta sexta-feira (18).
A cerimônia de posse foi precedida por uma manhã dedicada a formações em dois temas fundamentais para a vida política: a retórica e o conhecimento das normas que regem a vida parlamentar. Jeulliano Pedroso, diretor da Escola do Legislativo, que coordena a iniciativa, palestrou sobre estratégias para a realização de discursos eficazes, capazes de transmitir credibilidade e estabelecer conexões entre os gestores e seu público. “Esperamos que eles encontrem um Poder Legislativo vivo e atuante. Que eles compreendam as várias camadas do que faz a Assembleia Legislativa, que vai da produção de leis à fiscalização de atos do governo e de políticas públicas, à promoção de debates e cursos”, ressaltou Pedroso.
A estrutura das sessões plenárias, a tramitação de projetos legislativos e o processo de decisão dos deputados, que leva à formação de blocos partidários, foram temas tratados por Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, em dois momentos, durante a manhã e a tarde. Ele também anunciou alterações na simulação e destacou que mais de 130 projetos de lei foram protocolados pelos deputados universitários.
Alessi destacou a importância do Parlamento Universitário Comunicação, novidade que acompanha a 6ª Legislatura. Apesar de a simulação realizada em 2017 ter inserido comunicadores na dinâmica, esta edição é a primeira em que eles participam de forma estruturada, divididos entre as áreas de assessoria parlamentar, comunicação institucional e reportagem.
Sob a orientação de profissionais do Departamento de Comunicação da Alep e de jornalistas dos veículos Folha de Curitiba, O Luzeiro, Portal Nosso Dia e Umuarama News, os estudantes de Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas e Comunicação Organizacional produziram reportagens de texto, vídeo e para as mídias sociais; realizaram a cobertura de todos os eventos e se articularam para assessorar os parlamentares universitários.
Ex-deputada universitária, a vereadora de Curitiba Camilla Gonda (PSB) também integrou a cerimônia de abertura. Ela reforçou a importância da simulação em sua trajetória: foi o primeiro contato que teve com a política. “O Parlamento Universitário é uma experiência única em que conseguimos entender, na prática, tudo o que acontece dentro de uma Casa Legislativa”, ressaltou. "É um espaço de aprendizado. Está tudo bem se errarmos. O que importa mesmo é o que nos fez chegar aqui — que tem de ser a vontade de transformar a política.”
Para hoje (18), está marcada a realização da Sessão Preparatória para a eleição da Mesa Executiva do Parlamento Universitário e do governador estadual — diferente da realidade, a simulação da Assembleia Legislativa contará com a definição de um chefe do Executivo à maneira de países com sistema de governo parlamentarista. O titular será escolhido entre os deputados universitários.
O dia também será marcado pela formalização dos blocos partidários. No período da tarde, os deputados universitários elegerão o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), bem como os líderes e integrantes dos demais colegiados.
Mín. 6° Máx. 19°