Força Nacional de Segurança, polícias civis e militares desencadearam uma grande operação integrada no município de Alto Paraíso hoje (23) pela manhã, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e desarticular uma associação criminosa que atuava na região. A ação faz parte da Operação Sinergia e mobilizou um forte aparato de segurança.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Xambrê. Participaram da operação equipes especializadas da ROTAM, RONE, CANIL, RPA, Força Nacional e da Delegacia de Polícia de Xambrê. Ao todo, cerca de 40 policiais e 11 viaturas foram empenhados na ofensiva.
As investigações preliminares identificaram Claudiney Pereora Lopes, de 36 anos, como o principal articulador da rede criminosa. Segundo os levantamentos, ele usava sua residência e um estabelecimento comercial vizinho para armazenar e distribuir drogas no município. O suspeito ainda realizava entregas no esquema de “delivery”, operando tanto pessoalmente quanto por meio de intermediários.
Com base nos indícios reunidos, a Polícia Civil representou por medidas cautelares de busca e apreensão nos endereços vinculados ao investigado. O pedido teve parecer favorável do Ministério Público e foi deferido pelo Poder Judiciário.
Durante o cumprimento de um dos mandados, Claudiney, que também é conhecido pela alcunha de `Feio`, foi localizado e, ao investir contra os policiais da RONE, teve sua ação contida de forma proporcional. Com ele, foi apreendido um revólver calibre .38, municiado. Nos demais alvos, não foram encontrados entorpecentes, mas celulares foram recolhidos e serão encaminhados à perícia técnica para análise do conteúdo.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam com o objetivo de identificar outros envolvidos, mapear a estrutura da organização criminosa e garantir a responsabilização penal dos autores.
A Operação Sinergia segue como uma resposta firme do Estado à criminalidade organizada, reforçando o compromisso das forças de segurança com a ordem pública e a proteção da sociedade.
Mín. 16° Máx. 27°