9°C 23°C
Umuarama, PR
Publicidade

Farmacêuticos das UBS e Farmácia Central atualizam conhecimentos em treinamento

O treinamento abordou temas importantes como o planejamento da assistência farmacêutica, gestão da AF e protocolos de atendimento

30/07/2025 às 09h30
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

A Seção de Assistência Farmacêutica (SCAFAR) da 12ª Regional de Saúde de Umuarama realizou, nos dias 16 e 25 deste mês, um importante treinamento em assistência farmacêutica voltado aos profissionais da Central Farmacêutica e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A iniciativa busca capacitar profissionais das farmácias do SUS, fortalecendo práticas sobre o uso racional de medicamentos e a organização dos serviços.

O treinamento abordou temas importantes como o planejamento da assistência farmacêutica, gestão da AF, protocolos de atendimento, o papel clínico do farmacêutico, diretrizes do SUS e os diferentes componentes da AF – básico, estratégico e especializado –, coordenação estadual, o papel do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e o incentivo estadual à organização local da assistência.

A capacitação também destacou a importância da atuação integrada dos profissionais de saúde dentro das UBS, com foco na humanização do atendimento e na promoção do acesso qualificado a medicamentos.

Continua após a publicidade
Anúncio

A qualificação contínua dos profissionais é essencial para melhorar os indicadores de saúde e garantir maior segurança aos usuários do sistema público. “Investir na formação dos nossos farmacêuticos é uma forma de fortalecer o SUS, ter uma estrutura organizada para garantir o acesso ao tratamento e assim assegurar que a população receba um atendimento cada vez mais eficiente e de qualidade”, destacou Luciane Friedrich Tomitão, chefe da SCAFAR/12ª RS e responsável pelo treinamento.

A ação integra o cronograma de atividades da 12ª RS, voltado ao apoio técnico aos municípios da região. “Conforme os princípios e diretrizes do SUS, reforçamos aos farmacêuticos que seguimos normativas e estamos organizados por meio da Constituição, leis, portarias, pois, apesar de o SUS ser universal, precisamos garantir igualdade, sem esquecer do princípio da equidade”, disse Regina Peron, apoiadora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Os participantes refletiram sobre a gestão da assistência farmacêutica e objetivos das políticas farmacêuticas, ressaltando que o trabalho do profissional perpassa todos os níveis de atenção à saúde. “Apresentei como se organiza o financiamento da assistência farmacêutica nos âmbitos federal, estadual e municipal, considerando a importância de conhecer a realidade do território, do que e por que as pessoas adoecem”, acrescentou.

Regina Peron destacou o trabalho em equipe com os demais profissionais da atenção básica no cuidado das pessoas, a participação do farmacêutico nas ações de planejamento para definir e implementar iniciativas no âmbito da saúde, segundo o perfil epidemiológico da população. “Refletimos sobre a necessidade de aprimorar os processos e as tecnologias de monitoramento e avaliação de medicamentos, vacinas, soros, insumos estratégicos, por meio de uma Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica”, completou.

O treinamento do farmacêutico é fundamental para garantir a qualidade da assistência e a promoção da saúde da população. O profissional capacitado atua no uso racional de medicamentos, educação em saúde, acompanhamento fármaco terapêutico e gestão de processos, otimizando recursos e melhorando a saúde pública.

“Nosso objetivo é implantar o cuidado farmacêutico, ampliando a atuação do profissional para além da dispensação de medicamentos. A ideia é inserir o farmacêutico de forma mais ativa na equipe multiprofissional, auxiliando o paciente na sua terapêutica”, finalizou Carlos Gabriel Zanata Cardozo, coordenador da Divisão de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama.

Lenium - Criar site de notícias