8°C 20°C
Umuarama, PR
Publicidade

Umuarama inicia ‘Brasil Alfabetizado’ e oferece educação no Lar Santa Faustina

A iniciativa marca a renovação de políticas de inclusão social, garantindo o direito básico à educação para jovens, adultos e idosos

02/08/2025 às 10h00
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

Em uma parceria significativa entre o município e o Lar Santa Faustina, Umuarama iniciou, na última quinta-feira, 31, uma etapa importante do Programa Brasil Alfabetizado. A iniciativa marca um grande passo na renovação de políticas públicas de inclusão social, garantindo o direito básico à educação para jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de estudar no período adequado.

A alfabetização de idosos, em particular, vai muito além do aprendizado de letras e palavras. Para os participantes do programa, essa ação representa um gesto concreto de valorização, reconhecimento e acolhimento.

“O início do programa reflete o compromisso desta gestão municipal em combater o analfabetismo e restaurar a dignidade e a autoestima de cidadãos que, por muitos anos, ficaram invisíveis na sociedade”, comentou a secretária municipal da Educação, Letícia Labiak.

Continua após a publicidade
Anúncio

O ‘Brasil Alfabetizado’ é uma iniciativa do governo federal, com o objetivo principal de erradicar o analfabetismo no país. O programa atua de forma descentralizada, por meio de parcerias com Estados e municípios, garantindo que as ações educacionais sejam adaptadas às realidades e necessidades de cada comunidade.

Em Umuarama as aulas serão ministradas no Lar Santa Faustina, oferecendo um ambiente seguro e acolhedor. A parceria visa atender especificamente a população idosa do lar, proporcionando não apenas o acesso ao conhecimento, mas também a chance de resgatar histórias e construir um novo futuro.

“Temos expectativa de que o programa seja expandido para outras instituições e bairros da cidade, ampliando o alcance e o impacto positivo da iniciativa”, completou a coordenadora geral Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Kátia Azevedo.

Lenium - Criar site de notícias