12°C 24°C
Umuarama, PR
Publicidade

Governo do Estado já autorizou licitação para construção de 52 creches

São 293 cidades aptas a receberem investimentos voltados à ampliação do acesso à educação infantil

13/08/2025 às 09h30
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Orlando Kissner/Alep
Orlando Kissner/Alep

No Paraná, 48 municípios já tiveram licitações autorizadas para a construção de 52 creches dentro do Programa Infância Feliz. São 293 cidades aptas a receberem investimentos voltados à ampliação do acesso à educação infantil. Os avanços foram apresentados nesta terça-feira (12) pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, durante a reunião da Frente Parlamentar da Primeira Infância. O evento reuniu autoridades e especialistas para discutir políticas públicas voltadas à primeira infância.

A iniciativa foi lançada no ano passado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para fortalecer o desenvolvimento integral de crianças em todo o Paraná. Segundo a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), responsável pela execução do programa, o investimento previsto é de R$ 391,4 milhões, com expectativa de atender entre 10.200 e 13.800 crianças em espaços seguros e adequados ao seu crescimento.

Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual, do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e da própria Assembleia Legislativa, com execução coordenada pela Sedef e Casa Civil. Cada creche receberá aproximadamente R$ 1,9 milhão, com o processo licitatório sob responsabilidade das prefeituras.

Continua após a publicidade
Anúncio

O secretário Rogério Carboni enfatizou a importância da parceria entre os Poderes e o impacto positivo do programa a longo prazo. “Junto com a Assembleia, estamos fazendo o maior programa de creches do país, com cerca de 300 unidades na primeira leva. É muito importante ver essa sinergia entre Parlamento, Governo do Estado, o Cedca e outros órgãos, direcionando o recurso para fazer obras importantes”, destacou.

“O investimento na primeira infância é um investimento de ouro. É importante porque essa criança, ao crescer, vai ter melhores notas, vai disputar melhores cargos no trabalho, vai receber 20% a mais. É muito importante essa preocupação com nossas crianças”, disse o secretário.

Além de ser o maior pacote estadual para construção de creches em mais de 20 anos, o programa responde a uma demanda histórica dos municípios para reduzir o déficit de vagas na educação infantil.

A Reunião da Frente Parlamentar da Primeira Infância, promovida pela deputada Maria Victoria, reuniu autoridades dos três Poderes e especialistas da área da infância e educação.

Também participaram do evento as deputadas estaduais Cantora Mara Lima e Cristina Silvestri; o deputado estadual Professor Lemos; a desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região; o defensor público Fernando Rodrigues, da Defensoria Pública do Paraná; Adriana Palmieri, secretária de Educação de Maringá; Jean Pierre Neto, secretário de Educação de Curitiba; e Karina Fasson, gerente de Políticas Públicas da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Lenium - Criar site de notícias