O mês de agosto deste ano vem sendo marcado por uma série de palestras e rodas de conversa promovidas pelo Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde visando as atitudes de prevenção de doenças, direcionadas à população mais jovem.
Já foram realizados encontros com grupos de adolescentes que realizam tratamento no CAPS AD (com foco em infecções sexualmente transmissíveis – as ISTs), no último dia 6, e palestra sobre hepatites virais e ISTs com a população em situação de rua, em parceria com o Centro Pop, no dia 8.
A programação continua na próxima segunda-feira, 25, às 8h30, com uma palestra sobre tuberculose para acadêmicos do 2º ano de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar), no campus sede, com o clínico geral Celso José Gomes, a psicóloga Lucineia Ceolin e a estagiária de biomedicina Carla Ruaro. A mesma palestra será realizada na terça-feira, 25, também ás 8h30, com outro grupo de alunos de Medicina da Unipar.
Também no dia 26, em dois turnos (das 8h10 às 9h40 e das 10h05 às 11h45), alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Tiradentes participarão do projeto Prevenção e Sexualidade na Escola e de palestra sobre métodos contraceptivos com a enfermeira Juliana Frasquetti, a psicóloga Lucineia e a estagiária Mariana. No dia 27, quarta, as mesmas atividades serão realizadas com outra turma do Colégio Tiradentes na parte da manhã, das 10h às 11h45.
A coordenadora do Ambulatório de Infectologia, assistente social Maria de Lourdes Gianini, lembra que a orientação e a conversa são formas importantes de prevenir doenças, pois permitem sensibilizar os jovens sobre as formas de contágio, condutas preventivas, diagnóstico e tratamento das doenças, e reforça que o ambulatório está à disposição para orientações e consultas, se necessário, testes rápidos e dispensação de profilaxias pré-exposição (PREP) e pós-exposição (PEP).
O endereço é avenida Rio Branco, 4488 – com entrada pela rua Perobal. O telefone de contato é o (44) 3906-1033.
Mín. 16° Máx. 34°