20°C 33°C
Umuarama, PR
Publicidade

Umuarama será contemplada com escola de tempo integral do programa Mais Escolas Paraná

Projeto prevê 25 mil novas vagas nos ensinos Fundamental e Médio, especialmente na modalidade em tempo integral

02/09/2025 às 15h00 Atualizada em 02/09/2025 às 19h48
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
AEN
AEN

Umuarama está prestes a dar um grande passo na melhoria da educação pública: o município foi incluído no seleto grupo de cidades paranaenses que receberão uma nova escola de tempo integral por meio do programa Mais Escolas Paraná, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a iniciativa privada. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e representa o maior investimento já realizado na infraestrutura educacional do Paraná.

A nova unidade em Umuarama faz parte de um pacote de 40 escolas que serão construídas em 31 municípios. O projeto da escola local já foi encaminhado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e, após análise, será ratificado. Com a aprovação do governador Ratinho Junior, o processo seguirá para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), etapa necessária para viabilizar a publicação do edital de licitação, prevista ainda para este semestre. A disputa acontecerá na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), no início de 2026.

Além de simbolizar um avanço na estrutura física das instituições, o foco do programa está na ampliação do ensino em tempo integral, modalidade que favorece um aprendizado mais completo e inclusivo. A escola em Umuarama contará com infraestrutura moderna, salas de aula bem equipadas e ambientes planejados para oferecer ensino de qualidade ao longo de todo o dia escolar.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com investimento estimado em R$ 1,7 bilhão, o Mais Escolas Paraná pretende criar 25 mil novas vagas nos ensinos Fundamental e Médio, com 692 salas de aula previstas para serem entregues no prazo de até três anos após a assinatura dos contratos. O programa conta com o apoio técnico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Nosso objetivo com o programa é dar celeridade às construções, suprindo vagas de maneira mais ágil e com infraestrutura moderna. Nesse modelo, a gestão pedagógica e a contratação de professores continuam sob responsabilidade do Estado, enquanto a iniciativa privada cuida da construção e manutenção das escolas”, explicou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

O pagamento às empresas responsáveis pelas obras será feito ao longo de 20 anos, condicionado ao cumprimento de metas de qualidade, com auditorias independentes realizadas a cada trimestre.

Além de Umuarama, também serão beneficiadas cidades como Arapongas, Cambé, Maringá, Ponta Grossa, Londrina, Foz do Iguaçu, entre outras. A inclusão de Umuarama no programa é um marco importante, destacando o município no mapa do desenvolvimento educacional do Paraná.

Lenium - Criar site de notícias