Milhares de pessoas não se importaram de encarar o sol forte do final de semana para assistir às incríveis manobras e apresentações do Umuarama Air Show 2025, no Aeroporto Orlando de Carvalho. No sábado, 20, e domingo, 21, os motores roncaram forte e a adrenalina foi às alturas. Com olhos fixos nos céus, os expectadores se emocionaram com a beleza das aeronaves, a destreza dos pilotos e acrobacias de tirar o fôlego.
O evento foi aberto por volta das 13h30 de sábado, pelo prefeito Fernando Scanavaca, ao lado da vice-prefeita Márcia Bononi, do presidente da Câmara, Luiz Antonio Caviquioli, e do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Junior Ceranto, após a bênção do padre Eder Camilo (da Paróquia São José Operário), além de secretários municipais, vereadores e do capitão da Força Aérea Brasileira (FAB), Pedro Marques, nascido em Cruzeiro do Oeste.
No clima do festival aéreo, o maior do Noroeste do Estado, o hino nacional foi executado ao som de guitarra pelo músico Herminho. O prefeito falou sobre a importância do show como opção de lazer para a população, estímulo à tecnologia, aeronáutica e formação de futuros pilotos, movimentação do comércio local. E fez um agradecimento especial aos parceiros, que possibilitaram à organização preparar um evento desta magnitude.
“Coisas grandiosas acontecem quando as pessoas acreditam e cooperam. Agradeço ao público por prestigiar mais esta edição do Air Show e a todos os patrocinadores, que contribuíram para este evento e contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade. Essa tradição deve continuar por muitos anos”, afirmou.
Nos dois dias de apresentações, o público pode curtir acrobacias em solo e aéreas com as aeronaves Christen Eagle, Ipanema agrícola, Air Tractor agrícola, voos solos e conjuntos do RV-7 e do Slick 360, corridas de automóvel e motos contra aviões, e a esperada apresentação do histórico T-6 Texan, modelo utilizado na Segunda Guerra Mundial que, inclusive, disparou tiros e fez uma simulação de bombardeio.
Os visitantes contaram ainda com apresentações musicais, saltos de paraquedas, voos panorâmicos, exposição de aeronaves, aeromodelismo, praça de alimentação, venda de souvenir e a revoada final na tarde de domingo, com retorno das aeronaves para suas respectivas bases.
Mín. 10° Máx. 25°