14°C 29°C
Umuarama, PR
Publicidade

Operação do BPFRON e Receita Federal desarticula central de distribuição clandestina em Umuarama

Fiscalização apreendeu R$ 125 mil em mercadorias sem nota e reforçou o cerco contra o crime organizado na região de fronteira

24/09/2025 às 17h00
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A Polícia Militar de Umuarama, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), em parceria com a Receita Federal de Guaíra, realizou ontem (24) à noite, uma operação de fiscalização que atingiu uma central de distribuição de mercadorias comercializadas pela internet. A ação resultou na apreensão de diversos produtos sem o devido desembaraço aduaneiro e fiscal, em mais um duro golpe contra a atuação do crime organizado na região.

Os agentes chegaram até o depósito durante o cumprimento da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, que tem como objetivo coibir o contrabando e o tráfico de mercadorias. No local, foram encontrados itens de diferentes categorias, todos sem regularização legal para comercialização no mercado interno. O material foi apreendido e encaminhado para o depósito da Receita Federal em Guaíra, onde será feita a devida conferência e aplicadas as medidas cabíveis.

De acordo com a estimativa inicial, o prejuízo causado às organizações criminosas ultrapassa R$ 125 mil. A apreensão de mercadorias não apenas representa um impacto financeiro direto sobre o esquema ilegal, como também fortalece a economia formal, que sofre com a concorrência desleal imposta por produtos que entram no país sem recolhimento de impostos.

Continua após a publicidade
Anúncio

As autoridades destacaram que operações como essa têm caráter estratégico para a segurança pública do Paraná. Além de reduzir o poder de atuação das quadrilhas especializadas, garantem mais proteção às fronteiras e asseguram condições justas para comerciantes que atuam dentro da legalidade.

O BPFRON e a Receita Federal reforçaram, em nota conjunta, o compromisso de manter a intensificação das fiscalizações em pontos considerados sensíveis para o contrabando. A meta é ampliar o cerco contra a entrada irregular de produtos, desarticular centrais de distribuição clandestinas e preservar a integridade do comércio local e nacional.

Com o sucesso da operação em Umuarama, as forças de segurança sinalizam que novas ações seguirão sendo deflagradas, especialmente em áreas de risco identificadas na região Noroeste e próximas à fronteira com o Paraguai.

Lenium - Criar site de notícias