20°C 30°C
Umuarama, PR
Publicidade

Evento do Conselho dos Direitos da Criança capacita rede de proteção

Capacitação reúne mais de 70 profissionais da rede de proteção em Umuarama para fortalecer o atendimento a crianças e adolescentes

02/10/2025 às 11h00
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou ontem (quarta-feira, 1º), um dia todo de capacitação para os agentes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. A ação, importante para fortalecer a atuação em conjunto, destacou a proteção integral como responsabilidade de todos, fruto da união, do diálogo e da articulação, não apenas de um único órgão ou entidade.

“O encontro teve como objetivo alinhar fluxos de atendimento, aprimorar nossa articulação intersetorial e, principalmente, promover a troca de experiências e boas práticas que fortalecem o trabalho diário”, disse a representante do CMDCA, Ester Antunes Carvalho.

A capacitação teve também o apoio do Conselho Tutelar na organização, palestra e reflexões com a pedagoga Manduca Lopes e ampla participação dos integrantes da rede de proteção à criança, cerca de 70 pessoas, representando a Defensoria Pública, Delegacia da Mulher, Família Acolhedora, escuta especializada, Guarda Mirim, instituto do autista (IAITEA), Ministério Público, Núcleo Regional de Educação, OAB, Serviço de Assistência Psicológica, secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, entre outros.

Continua após a publicidade
Anúncio

A palestrante é fervorosa defensora dos direitos da infância e adolescência, atuante como conselheira tutelar em Pouso Alegre (MG) e especialista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), capacitando profissionais que atuam na área por todo o país.

“A capacitação contínua dos profissionais que integram o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente é fundamental para fortalecer toda a rede de atendimento. Quanto mais preparados estiverem, mais efetiva será a proteção integral, a prevenção das violações e o encaminhamento adequado dos casos”, apontou a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco.

Segundo a secretária, “a capacitação proporciona aprendizado, troca de saberes e a construção coletiva de estratégias cada vez mais eficazes para garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes”, completou.

Lenium - Criar site de notícias