Embora a manutenção de estradas estaduais não seja atribuição do município, a Prefeitura de Umuarama tem atuado em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para melhorar a conservação de um trecho não pavimentado de cerca de 2 mil metros da BR-487, conhecido como Estrada Boiadeira. O segmento em questão liga o fim do asfalto da rodovia até a PR-580, nas proximidades do distrito de Serra dos Dourados, e é utilizado intensamente por caminhões que transportam cargas agropecuárias e industrializadas entre Mato Grosso do Sul e Paraná.
A pavimentação da Estrada Boiadeira não avançou até a PR-580 devido a alterações no traçado realizadas durante a execução do lote 1A, que vai de Porto Camargo, em Icaraíma, até Serra dos Dourados, em Umuarama. Com isso, os motoristas ainda precisam percorrer o trecho de chão até a rodovia estadual, enfrentando dificuldades no tráfego, especialmente em dias de chuva ou com o intenso fluxo de caminhões pesados.
O lote 2A, que ligará Serra dos Dourados à PR-323, em Cruzeiro do Oeste, terá um desvio em relação ao perímetro urbano da localidade, seguindo o modelo utilizado em Santa Eliza. A decisão de traçar a via fora do núcleo urbano busca minimizar impactos sobre os moradores, mas, até que a pavimentação seja concluída, o trecho de chão continuará sendo utilizado como via obrigatória por motoristas que precisam acessar a PR-580.
Devido às condições precárias da estrada, já ocorreram acidentes envolvendo caminhoneiros que passaram a utilizar a Boiadeira após a pavimentação do lote anterior. Para reduzir riscos e melhorar a trafegabilidade, a Prefeitura e o DER realizaram intervenções paliativas no trecho. O serviço incluiu a aplicação de rejeito asfáltico seguido de compactação, medida que permite a circulação de veículos de grande porte, embora o material se desgaste rapidamente devido ao intenso tráfego e necessite de manutenção constante.
Nesta semana, a Prefeitura recebeu um novo repasse de rejeito asfáltico e aplicou o material nos pontos mais críticos do percurso, melhorando significativamente as condições de tráfego. A medida proporcionou alívio imediato aos motoristas e transportadores que enfrentavam dificuldades no trecho, reduzindo riscos e facilitando o escoamento da produção local.
A atuação municipal reforça a parceria com o DER e evidencia o compromisso de Umuarama com a segurança e eficiência no transporte de cargas, mesmo em áreas que não são de responsabilidade direta do município. Enquanto a pavimentação definitiva do lote 2A não é concluída, a manutenção periódica do trecho de chão garante que a Estrada Boiadeira continue operando de forma funcional, sem prejudicar o escoamento econômico e o deslocamento da população local. Quando a pavimentação do último lote for finalizada, o trecho atualmente usado pelos caminhões deixará de ser via de transporte pesado e será destinado exclusivamente ao tráfego de moradores de Serra dos Dourados, aumentando a segurança e a qualidade de vida da comunidade local.
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