A Secretaria de Saúde de Umuarama está empenhada na Campanha Nacional de Multivacinação, iniciada nesta semana pelo Ministério da Saúde em todo o país. De 6 a 31 de outubro, as vacinas estarão disponíveis para a população em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município e no próximo dia 18, um sábado, será realizado o ‘Dia D’ da campanha, com todas as unidades abertas ao público das 8h às 17h.
O objetivo central é atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes até 15 anos, ampliar a cobertura e garantir proteção contra diversas doenças. “Na campanha teremos as vacinas do calendário básico nas unidades. Um dos focos é a vacinação contra o HPV, destinada a adolescentes de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias e também para jovens de 15 a 19 anos, de ambos os sexos”, explicou a farmacêutica Renata Pititto, diretora da Vigilância em Saúde.
Neste sentido, uma reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira, 8, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, para planejar e definir os detalhes do ‘Dia D’ da multivacinação, com profissionais envolvidos na campanha.
De acordo com o Ministério da Saúde, a multivacinação faz parte da estratégia para atualização da caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos com o importante apoio dos vacinadores, compromissados em promover a proteção e a saúde da população. Busca ainda reduzir a mortalidade infantil e ampliar a expectativa de vida dos brasileiros.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) assegurou avanços significativos na qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias. Doenças como a poliomielite e o sarampo ainda são endêmicas em outros países, o que reforça a necessidade de manter elevadas coberturas vacinais no território nacional. Fortalecer a cobertura amplia a proteção contra doenças, reforça nota do Ministério da Saúde.
Dentre as vacinas oferecidas na campanha, as crianças receberão doses da penta (DTP/Hib/HB), imunização contra poliomielite, a vacina pneumocócica 10 e a tríplice viral D1, entre outras. “Queremos resgatar os não vacinados e completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças e adolescentes, conforme o Calendário de Nacional de Vacinação”, completou Renata Pititto.
Mín. 17° Máx. 30°