17°C 30°C
Umuarama, PR
Publicidade

Ratinho Junior mantém competitividade alta contra Lula, aponta pesquisa Quaest

Governador do Paraná surge como nome competitivo da direita para 2026, figurando entre os que mais se aproximam de Lula em simulações de segundo turno

10/10/2025 às 14h00
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Felipe Henschel/AEN
Felipe Henschel/AEN

O governador do Paraná, Ratinho Junior, volta a aparecer como candidato forte da direita e centro-direita na pesquisa presidencial da Quaest/Genial divulgada nesta quinta-feira (9). O seu nome tem sido ventilado principalmente pelo mercado financeiro como alternativa à polarização.

Nas simulações de segundo turno, por exemplo, Ratinho Junior segue como um dos governadores que melhor pontua contra o presidente Lula, ao lado de Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Romeu Zema (Minas Gerais).

Ratinho Junior mantém a segunda menor distância para o petista entre os líderes estaduais, enquanto as simulações com Eduardo Leite, Romeu Zema e Ronaldo Caiado indicam amplo favoritismo do presidente Lula e probabilidade maior de uma vitória da esquerda em 2026.

Continua após a publicidade
Anúncio

O governador do Paraná também pontua acima de 10% em todos os cenários de primeiro turno. Dos oito retratos analisados, Ratinho Junior chega a 17% das intenções de voto no primeiro turno no quadro com Eduardo Bolsonaro na disputa pela família do ex-presidente. O presidente Lula ainda aparece na frente.

Ratinho Junior também aparece à frente de Ciro Gomes em outro cenário, com 12%, contra 11% do candidato do PDT que é figurinha recorrente nas campanhas presidenciais.

A pesquisa indica que o governador do Paraná ainda tem 37% de margem de crescimento nas intenções de voto entre eleitores que não o conhecem. Nesse quesito ele fica atrás apenas de Ronaldo Caiado e Romeu Zema, que são mais desconhecidos. A população brasileira já tem uma percepção consolidada em relação aos demais candidatos

A Quaest ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios entre os dias 2 e 5 de outubro. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2 pp. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.

Lenium - Criar site de notícias